sábado, 22 de outubro de 2022

CIMUCI em Tatuí ofereceu conferências, mesas-redondas, workshops e oficinas

Este foi o III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil


21/10/2022 | Entre os dias 12 e 15 de outubro, foi realizado o III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI, o qual foi sediado no Conservatório de Tatuí que foi realizado em formato presencial e virtual, nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2022, no Conservatório de Tatuí, com transmissão simultânea.

A iniciativa é parte do Projeto Um Novo Olhar, parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí – através de Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, do Conservatório de Tatuí, do Lar Donato Flores (Tatuí, SP), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) da Associação de Música Coral do Espírito Santo (CORALES), e com o apoio da Nova Associação Brasileira de Regentes Corais (ABRACO).

O evento contou com quase 600 inscrições presenciais e virtuais de 25 estados brasileiros e países como Argentina, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá e Portugal.

O CIMUCI tem como principais objetivos incentivar as reflexões sobre os caminhos plurais da atividade coral voltada para o público infantojuvenil, dar a oportunidade de divulgação de trabalhos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas e ampliar o intercâmbio entre as diferentes instituições que desenvolvem trabalhos voltados para esse público, em âmbito nacional e internacional.

Nesta terceira edição, foram realizados conferências, mesas-redondas, workshops e oficinas, que contaram com a presença de destacados profissionais da música coral nacional e internacional, dos quais destacam-se Virginia Bono (Argentina), Angelo Fernandes (SP), Ana Paula Miqueletti (PR), Cláudio Esteves (RS) e Eduardo Lakschevitz (RJ), dentre outros. Houve também uma rica troca de experiências e saberes, a partir das apresentações de trabalhos científicos, resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento, e de relatos de experiências resultante de atuação de professores, regentes, preparadores vocais, compositores e arranjadores para coros infantojuvenis.

Em três noites do evento foram realizadas as Mostrais Corais. Nos dias 12 e 13 de outubro, as Mostras foram apresentadas no Teatro Procópio Ferreira e contaram com a participação do Coral Juvenil Pio X de Jundiaí, Coro Jovem do Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp de Campinas, Coral do Projeto Espaço Feliz de Tatuí e Coro do Projeto Guri de Guareí e Tietê. Já no dia 15 de outubro, no Concerto de Encerramento do III CIMUCI, o evento contou com a participação do Coral do Projeto Espaço Feliz de Tatuí, Coro formado por regentes participantes do CIMUCI e Coro do Colégio La Salle de Botucatu,

A comissão organizadora do III CIMUCI é composta pelos professores Ana Lúcia Gaborim (Campo Grande-MS), Luís Gustavo Laureano (Votorantim-SP), Maria José Chevitarese (Rio de Janeiro-RJ) e Paulo Paraguassú (Vitória-ES).

Com o objetivo de trazer para os regentes de coros infantojuvenis uma vivência mais próxima de seu dia a dia, foram realizadas algumas oficinas práticas, com a presença do Coral do Projeto Espaço Feliz – Lar Donato Flores de Tatuí. Todas as atividades transmitidas durante o congresso estão disponíveis ao público e podem ser acessadas no Canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário