sábado, 22 de outubro de 2022

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe Badi Assad

O concerto gratuito com participação da Big Band será na quarta-feira, 26 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

Foto: Badi Assad/Divulgação


21/10/2022 | A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí receberá a cantora, violonista e compositora Badi Assad para um concerto inédito. O espetáculo previsto para quarta-feira, 26 de outubro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, contará com a participação da Big Band da instituição. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, aberta de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O repertório da apresentação inclui obras autorais e clássicas de Dorival Caymmi, Heitor Villa-Lobos, Luis Gonzaga, Chico Buarque, Ivan Lins, Billy Blanco, Edu Lobo e Aldir Blanc. O público contemplará músicas como “Rain Trance”, “Solais” e “Entrelaçar” de autoria de Badi Assad que é multi-instrumentista, atriz, dançarina, malabarista vocal e percussionista corporal.

Para o regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Emmanuele Baldini, a apresentação de Badi Assad será uma experiência excepcional para o público. “Continuando no caminho percorrido durante a temporada 2022 pela Orquestra Sinfônica, buscando diálogos e colaborações com outros grupos artísticos e almejando a uma fusão de diferentes gêneros musicais, temos o prazer de oferecer ao público de Tatuí um concerto muito especial. A Orquestra Sinfônica se junta à Big Band para receber a extraordinária Badi Assad, uma das mais importantes figuras da música popular brasileira”, afirma Baldini.

O coordenador da Big Band, Diego Garbin, destaca que o concerto irá marcar um encontro único e inédito do grupo com a renomada artista. “Para nós da Big Band é, sem dúvida alguma, uma experiência incrível estar nesse concerto junto à Orquestra e com uma participação tão especial. Badi Assad é uma das maiores expoentes da nossa música e poder estar no mesmo palco compartilhando da sua musicalidade será um imenso prazer para todos os alunos e professores da Big Band”, ressalta o musicista.

Badi Assad

Badi Assad é uma das artistas mais completas e originais de sua geração. É cantora, multi-instrumentista, atriz, dançarina, malabarista vocal e percussionista corporal. Com 20 CDs lançados, foi eleita uma das melhores violonistas do planeta pela revista Acoustic Guitar (US); se apresentou em teatros como L’Opera de Paris (FR)e Metropolitan Museum (NY); teve sua canção Waves na trilha do filme It runs in the family, com Michael & Kirk Douglas. Assad foi protagonista de destaque no musical Mulheres de Holanda, sob a direção de Naum Alves de Souza; ganhou prêmio de melhor compositora pela APCA. A artista esteve na lista da revista Rolling Stones no ranking dos 70 mestres violonistas da história; seu CD infantil Cantos de Casa recebeu o Troféu Cata-Vento. Badi Assad foi protagonista da contemporânea Ópera das Pedras, sob a direção do americano Lee Brewer (Mabou Mines); lançou o livro Volta ao mundo em 80 artistas e, entre tantas outras conquistas, servindo de inspiração para o premiado BADI, filme do cineasta Edu Felistoque.

Sobre a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) bolsistas uma ampla experiência do repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Também convidou solistas renomados como Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuele Baldini, entre muitos outros.

Emmanuele Baldini

Regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Emmanuele Baldini também é Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli. Aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra; com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo (Áustria), em música de câmara com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano. Recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da Associação Paulista dos Críticos de Arte -- APCA (2017) e foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral por seus méritos artísticos (2021). Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos e, mais tarde, o Virtuositè, de Genebra, e o primeiro Prêmio do Fórum Junger Künstler, de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e europeias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão. Tem gravados mais de 40 CDs, entre outras importantes atuações.

Sobre a Big Band do Conservatório de Tatuí

Criada em 1975, o grupo conta atualmente com cerca de 20 integrantes. Tem como objetivo propiciar aos(às) alunos(as) a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais -- da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda. Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental, com compromisso de qualidade, recebendo convidados(as) e apresentando-se ao lado dos(as) mais importantes instrumentistas.

Diego Garbin

Formado em trompete pelo Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, atualmente é professor e coordenador da Big Band na mesma instituição. Tem se destacado na cena instrumental brasileira como solista/improvisador. Participou da gravação de vários álbuns, entre eles; "Natureza Universal" - de Hermeto Pascoal e Big Band, álbum ganhador do Latin Grammy como melhor álbum de Jazz Latino em 2018. Já participou de shows, festivais e gravações no Brasil, Argentina, Uruguay, Suíça, Japão e Australia. Lançou em 2019 seu primeiro álbum solo pelo selo Blaxtream de música instrumental, intitulado "Refúgio". O jovem músico também se destaca por suas composições e arranjos, principalmente com o grupo Noneto de Casa, o qual já tem dois álbuns registrados e grande parte das músicas são de autoria e arranjadas pelo trompetista.

SERVIÇO
Concerto: Orquestra Sinfônica & Big Band do Conservatório de Tatuí
Convidada especial: Badi Assad
Regência e coordenação: Emmanuele Baldini e Diego Garbin
Data: 26 de outubro, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

PROGRAMA

- Edu Lobo: Suíte brasileira (orquestração Nelson Ayres)

- Dorival Caymmi: Modinha para Gabriela (arranjo Diego Garbin)

- Ivan Lins/Ronaldo Monteiro de Souza: Madalena (arranjo Diego Garbin)

- Heitor Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 2 - IV. Toccata (O Trenzinho do caipira) (arranjo Maestro Branco)

- Luis Gonzaga: Assum Preto (arranjo André Mehmari)

- Chico Buarque: Joana Francesa (arranjo André Mehmari)

-Aldir Blanc/Edu Lobo: Ave Rara (arranjo Maestro Branco)

- Badi Assad: Rain Trance (arranjo André Mehmari)

- Billy Blanco: A banca do distinto

- Badi Assad: Solais (arranjo André Mehmari)

- Badi Assad: Entrelaçar (arranjo Diego Garbin)


Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário