quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Fórum em Sorocaba trata de cidades inteligentes e reconhece Prefeitos Inovadores

Municípios e empresas compartilham soluções tecnológicas para melhorar serviços prestados à população

Fórum em Sorocaba trata de cidades inteligentes e reconhece Prefeitos Inovadores (Divulgação)

19/10/2022 | O uso de tecnologia e fomento à inovação nos municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) foi tema tratado por prefeitos, gestores e servidores que participaram, nesta terça-feira (18), no Parque Tecnológico de Sorocaba, do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, encontro promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em conjunto com a Prefeitura de Sorocaba, através do CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), ligado à Secretaria de Administração (Sead).

Representantes de 40 Prefeituras participaram do evento que abordou diversas ferramentas tecnológicas e como as administrações municipais têm investido na transformação digital dos serviços públicos. “O objetivo deste espaço é trazer ideias, informações e soluções que possam contribuir com a modernização, principalmente, dos pequenos e médios municípios, estimulando que passem, cada vez mais, a utilizar dados para a tomada de decisão, que possam melhorar os seus processos e o mais importante que é a melhoria do serviço prestado ao cidadão na ponta”, ressalta a gerente de Comunicação da RCD, Sharlene Sarti.

A Coordenadora do CADI, Jessica Pedrosa, disse que ao sediar este primeiro evento para a região, Sorocaba pretende realizar no próximo ano novos encontros em parceria com instituições visando fomentar o tema na região. Ela também frisou a importância da digitalização em andamento realizada pela Prefeitura de Sorocaba, entre eles a implantação do Aprova Digital pela Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb).

Segundo a coordenadora, em menos de um mês de implantação quase 250 projetos foram submetidos para análise. “Hoje está acontecendo uma grande celeridade, a redução do tempo de aprovação de projetos para menos de uma semana e a diminuição dos custos com papel”, frisou Jéssica.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, também destacou a necessidade de uma região conectada e integrada para oferta de melhores serviços à população. “Para nós aqui da Região Metropolitana é uma situação extremamente viável e importante porque nós estamos discutindo até uma muralha de segurança, onde muito provavelmente aqui dentro do Parque Tecnológico teremos uma central de controle e para isso precisa de conectividade, de sensoriamento e acima de tudo precisa se trabalhar essas informações para devolvermos ao cidadão”, destacou o presidente do PTS.

Inovações nas cidades - Os prefeitos de Capão Bonito, Júlio Fernando Galvão Dias, de Registro, Nilton Hirota, de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho, e de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, a gestora municipal de Planejamento e Inovação de Várzea Paulista, Carla Medeiros, e a secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Votorantim, Mirian Zacareli, apresentaram diversos projetos em andamento em suas cidades. “O objetivo é utilizar a tecnologia como ferramenta para promover a interação que deve existir para levar conhecimento aos alunos”, comentou o prefeito Nilton Hirota ao falar do investimento em tecnologia na Educação.

Outro destaque do evento foi Várzea Paulista que vem implementando diversos projetos na área de cidade inteligente, como o uso de telemedicina e uma base de dados integrada. “O Planeja Várzea Paulista trouxe o estabelecimento do senso de direção porque todos sabem onde queremos chegar, todos tem o seu planejamento estratégico e as metas bem definidas”, contou a gestora municipal de Planejamento e Inovação de Várzea Paulista, Carla Medeiros, durante apresentação do programa de planejamento e gestão estratégica da cidade.

Além da apresentação de modelos nas cidades, no evento as Prefeituras tiveram ainda acesso a diversas soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, Evolution Tecnologia Funerária, Gove, Facilit Tecnologia, Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), No Paper/Ágape, Pefilcomp, OM30, Sonner; Sigma Telecom e Furukawa.

Prefeitos Inovadores - Durante o 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para a Região Metropolitana de Sorocaba, 14 prefeitos foram homenageados pela Rede Cidade Digital com a entrega do título de Prefeito Inovador 2022. Com o reconhecimento, a RCD busca valorizar as administrações municipais que utilizam a tecnologia de forma estratégica.

O prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, foi um dos homenageados pela criação da Sala Maker Espiral, projeto que oferece equipamentos de alta tecnologia para estimular o desenvolvimento de habilidades. De acordo com ele, a proposta buscou ser um atrativo para resgatar a presença dos estudantes nas escolas. “Com isso nós conseguimos retomar a participação dos nossos alunos. O desafio que fica hoje com a ajuda da tecnologia é fazer com o aluno tenha autonomia”, analisou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário