quinta-feira, 27 de outubro de 2022

É hoje! Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí recebe Rubén Zúñiga

Espetáculo gratuito acontece nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

Foto: Divulgação / Conservatório de Tatuí


27/10/2022 | O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí recebe nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, o percussionista chileno Rubén Zúñiga. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Para este concerto, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí e Rubén Zúñiga preparam um repertório que destaca grandes compositores da percussão contemporânea. Segundo o coordenador do Grupo de Percussão, Luis Marcos Caldana, a participação de um artista do porte de Rubén Zúñiga proporciona novas perspectivas para os alunos do Conservatório de Tatuí. “A vinda de Rúben possibilita a abertura de novas visões didáticas, de performance, de técnica instrumental, mediante o aprendizado, experiência e atuação no mundo da Percussão Sinfônica”, analisa Caldana.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí foi criado em 1975, é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos(às) estudantes da instituição a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O grupo realiza um trabalho com foco no vasto repertório popular, enfatizando ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. Renomados(as) artistas convidados(as) já se apresentaram conjuntamente com o Grupo de Percussão como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

Rubén Zúñiga

Nascido em Santiago do Chile, Rubén Zúñiga é atualmente membro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Percorso Ensemble, Martelo Percussion Group e do Escualo Ensemble. Estudou Percussão na Universidade do Chile, na Hochschule für Musik und Theater München, na Alemanha, e se aperfeiçoou também nos Estados Unidos, na Temple University e na Cleveland State University. Rubén é mestrando no Instituto de Artes da Unesp. Tem se apresentado nas principais salas de concertos como a Concertgebouw, Berliner Philharmonie, Royal Albert Hall, Salle Pleyel-Paris, Grosses Festspielhaus Salzburg, Beijing Concert Hall. Como solista atua na Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Concepción, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica Heliópolis, entre outras.

Antes de ingressar na OSESP, foi Chefe de Naipe de Percussão da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Percussionista/Assistente de Tímpano na Orquestra Sinfônica de Concepción e Timpanista/Percussionista da Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Chile. Em 2008 ganhou o Concurso de Jovens Talentos da Orquestra Sinfônica de Concepción e obteve o segundo lugar na “International Mock Audition” -- Pasic 2009 -- Indianapolis-EUA. O artista já se apresentou no BBC Proms, Festival Internacional de Inverno Campos de Jordão, Dvorak Prague Festival, Rheingau Musik Festival, Audi Open Konzert, Musica Viva München, Hong Kong Arts Festival e outros festivais importantes de música contemporânea na Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba e Dinamarca. Rubén é artista internacional Zildjian, Black Swamp Percussion, Vic Firth e ministra regularmente master classes na América Latina, Estados Unidos e Europa.

PROGRAMAÇÃO

Concerto for Timpani and Percussion Ensemble - Ney Rosauro (1952)
Apple Blossom - Peter Garland (1952)
Mudra - Bob Becker (1947)
Catching Shadows - Ivan Trevino (1983)
Temazcal - Javier Alvarez (1956)
Karakurenai - Andy Akiho (1979)

SERVIÇO
Concerto: Grupo de Percussão Conservatório de Tatuí convida Rubén Zúñiga
Coordenação: Luis Marcos Caldana
Data: 27 de outubro, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.


Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário