domingo, 23 de outubro de 2022

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí realiza concerto em Cerquilho

Com o apoio da Cipatex, evento gratuito apresenta o melhor do Choro na sexta-feira, 4 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal da cidade

Foto: Divulgação/Conservatório de Tatuí


23/10/2022 |  O Conservatório de Tatuí -- instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina --, em parceria com a Cipatex, promoverá um concerto gratuito do Grupo de Choro da instituição na sexta-feira, 4 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal de Cerquilho.

O grupo prepara um repertório com obras de consagrados compositores deste importante gênero musical brasileiro, com destaque para Pixinguinha, Irineu de Almeida, João Pernambuco e Jacob do Bandolim, entre outros. Para o coordenador do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, Alexandre Bauab Júnior, o evento em Cerquilho evidencia a premissa da instituição em ocupar cada vez mais os espaços públicos e de convivência, e levar a cultura da Capital da Música para outras cidades do estado. “Assim como qualquer apresentação fora dos muros da escola, este concerto reforça o compromisso do Conservatório de Tatuí em colaborar com a formação cultural dos integrantes do Grupo de Choro e alcançar outros públicos para, quem sabe, até despertar o interesse de novos alunos e alunas”, destaca Bauab.

Grupo de Choro

Fundado em 1993, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Tem como objetivo desenvolver a capacidade de improvisação e prática de repertório, sempre baseados na pesquisa e divulgação do gênero. Essa iniciativa busca estimular a prática do Choro, bem como resgatar e divulgar as tradições e os melhores compositores e compositoras do gênero no país.

SERVIÇO
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí em Cerquilho
Data: 4 de novembro de 2022, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Cerquilho
Rua Ângelo Luvizotto, Centro -- Cerquilho/SP
Entrada gratuita


Agradecemos ao Patrocinador Prata -- Cipatex, que apoia as atividades do Conservatório de Tatuí via Lei de Incentivo à Cultura


Sobre a Cipatex: Fundada em 1964, na cidade de Cerquilho/SP, a Cipatex® sempre teve sua trajetória marcada pela inovação. Líder na fabricação de revestimentos, a empresa é reconhecida pela ampla variedade de produtos em sua linha de produção. Atuando no mercado nacional e internacional nos setores plástico e químico, a Cipatex® atende diversos mercados, como calçados, bolsas e acessórios, móveis, automóveis, construção, utilidades domésticas, lonas para coberturas, esporte e lazer, brindes, escolar, puericultura e adesivos. Um extenso leque de atuações que coloca a marca em posição de vanguarda, sempre levando em conta a responsabilidade social e ambiental. Mais que um complexo industrial, o Grupo Cipatex® é referência no mercado. E vê no dia a dia, acompanhando tendências mundiais, a oportunidade de inovar e estar à frente sempre.


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.


Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário