terça-feira, 4 de outubro de 2022

XI de Agosto sedia os Jogos Escolares de Tatuí

Cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira (3) com centenas de alunos da Rede Municipal de Educação.

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Tatuí (PMT-DI)


04/10/2022 | Na manhã de segunda-feira (03/10), o Ginásio de Esportes da Associação Atlética XI de Agosto foi sede da cerimônia de abertura dos 2º Jogos Escolares de Tatuí, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. Os jogos serão disputados até quarta-feira (05/10), entre 1.271 alunos de 23 escolas de Ensino Fundamental I e II.

Assim como nos Jogos Olímpicos, a cerimônia contou com o Juramento dos Atletas – realizado pela aluna Sophia Kiara Lopes dos Santos, do 7º ano da EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, e do Juramento dos Juízes – pronunciado pelo árbitro Marcelo José Almeida Oliveira.

O momento mais esperado por todos, o acendimento da Pira Olímpica, foi realizado pela professora de Educação Física da Rede Municipal e atleta de Karatê, Elayne Fontoura Miranda, e pelo árbitro assistente de futebol, Danilo Ricardo Simon Manis; duas personalidades esportivas do município, que antes foram homenageados por meio de um vídeo.

Toda a cerimônia foi repleta de muita música com o “Trio Bravo”, que recepcionou a delegação das escolas com a música “Aquarela do Brasil” e, durante o acendimento da pira reproduziu o emblemático tema da “Champions League” – principal torneio de clubes de futebol do mundo.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, dos secretários municipais Elisângela Cecílio (Educação), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Gustavo Duarte Elias de Almeida (Administração e Transporte Público), José Hélio de Oliveira Júnior (Agricultura e Meio Ambiente), Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social), Aniz Eduardo Boneder Amadei (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho), Renato Pereira de Camargo (Governo e Negócios Jurídicos), Marco Luiz Rezende (Obras e Infraestrutura), Tirza Luiza de Melo Meira Martins (Saúde), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), e do chefe de gabinete, Christian Pereira de Camargo.

Agora, os jovens atletas partem para as disputas, com o objetivo principal de promover a congraçamento, a confraternização e o entretenimento entre alunos e escolas, nas seguintes modalidades: Basquete (Fundamental I e II), Arremesso de Pelotas (Fundamental I e II), Recreação com Bexigas (Fundamental I), Boliche (Fundamental II), Cabo de Guerra (Fundamental I e II), Jogo de Damas (Fundamental I e II), Jogos Eletrônicos (Fundamental II), Corrida 50 metros (Fundamental I), Corrida 75 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros (Fundamental II), Minobol – vôlei adaptado (Fundamental II), Queimada (Fundamental I e II), Salto em Distância (Fundamental I e II), Tênis de Mesa (Fundamental II), Xadrez (Fundamental I e II), e Natação (Fundamental II).

Sobre os homenageados – A atleta de Karatê, Elayne Fontoura Miranda, eleita melhor atleta de 2019 pela Acak (Associação Cooperativa das Academias de Karatê), já foi sete vezes campeã paulista, bicampeã da “Copa São Paulo 2019-20” e campeã brasileira em 2021 em três categorias. Além de atleta, Elayne também é professora de Educação Física na Rede Municipal de Educação desde 2006, exercendo sua função, atualmente, na EMEF “Prof.ª. Ligia Vieira de Camargo Del Fiol”.

Já o árbitro assistente Danilo Ricardo Simon Manis, natural de Tatuí, desde 2017 compõe o quadro da FIFA, concedendo a ele a oportunidade de “bandeirar” na Copa do Mundo deste ano, além de diversos campeonatos de clubes, no Brasil e na América do Sul. Desde criança, Manis sempre gostou de futebol, treinando na A.A. XI de Agosto, e cursou o Ensino Superior em Educação Física. Chegou à arbitragem por intermédio de alguns contatos, que o levaram até a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário