quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Programação cultural em Tatuí homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna

Atividades acontecem em espaços públicos do município, como o Museu Municipal, a Biblioteca Municipal, o CEU das Artes e a Praça da Santa.

Atividades culturais comemoram os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

09/02/2022 |  A Secretaria de Cultura de Tatuí, promove, neste mês de fevereiro, diversas atividades culturais para salvaguardar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Esta Semana aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, e foi organizada por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência, declarando o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores: o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica. Ela nasceu no momento em que o mundo assistia ao fim de uma grande guerra e tudo se renovava nas estruturas mentais e políticas da sociedade. Foi um verdadeiro marco na história de São Paulo, considerada um divisor de águas na cultura brasileira.

Em Tatuí, os 100 anos da Semana de Arte Moderna serão marcados com muita música, dança, teatro e literatura. O ato culminante das atividades será no dia 18/02 (sexta-feira), com diversos artistas tatuianos apresentando seus trabalhos na Praça Manoel Guedes, a “Praça do Museu”. O evento será coordenado pelo Setor Educativo do Museu Histórico Paulo Setúbal e elaborado por Emilene Vieira Fiuza de Oliveira, Rose Mary Raymundo Falchin, Leila Maria Leite Miranda e Regiane Domingues. 

No mesmo dia (18/02), na Biblioteca Municipal, haverá um encontro com professores da Rede Municipal de Educação, com bate-papo sobre patrimônio cultural, inspirado no projeto “Ler com Arte”, do professor Elias Aleixo, que apresentará, na Sala de Arte/Patrimônio da biblioteca, a arte por ele executada. 

Na noite deste mesmo 18/02, no canal do Museu no Youtube -  https://bit.ly/3rebu51 -, haverá a estreia do podcast “Filosofia em Street Art”, do artista Diego Dedablio. 

Já às 19h30, presencialmente no Museu, a atriz Adriana Afonso Oliveira apresentará o espetáculo “Neste Buraco tem Tatu Sim, que eu Ouvi!”

As atividades culturais deste mês serão realizadas presencialmente nos equipamentos municipais – seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 – ou serão transmitidos ao vivo pelo canal do Museu Histórico no Youtube (https://bit.ly/3rebu51).

Confira a programação completa deste mês de fevereiro:

– Dia 11/02 (sexta-feira), às 15h, no CEU das Artes, Música/Aula “Baião Responsável”, de Marjorie Mariano.

– Dia 11/02 (sexta-feira), às 20h, no CEU das Artes, espetáculo “Talk, Comédia Interativa” (não recomendado para menores de 14 anos de idade), de Juliano Coração e Paulo Santiago.

– Dia 12/02 (sábado), às 16h, no Museu Histórico, Música/Aula “Baião Responsável”, de Marjorie Mariano.

– Dia 12/02 (sábado), às 19h, no CEU das Artes, Música/Aula “Roque Batera”, de Robson Rogério de Moraes.

– Dia 13/02 (domingo), às 10h, na Praça da Santa, Música/Aula “Baião Responsável”, de Marjorie Mariano.

– Dia 18/02 (sexta-feira), às 10h, na Biblioteca Municipal, projeto “Ler com Arte”, do professor Elias Aleixo, com bate-papo sobre Patrimônio Cultural.

– Dia 18/02 (sexta-feira), às 14h, na Praça do Museu, Encontro Artístico em Comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

– Dia 18/02 (sexta-feira), às 19h, no canal do Museu no Youtube, podcast “Filosofia em Street Art”, de Diego Dedablio.

– Dia 18/02 (sexta-feira), às 19h30, no Museu Histórico, espetáculo “Neste Buraco tem Tatu Sim, que eu Ouvi”, de Adriana Afonso Oliveira.

– Dia 24/02 (quinta-feira), às 9h30, na Biblioteca Municipal, literatura “Mundo Encantado da Sissili – É com Palavras que Fazem Versos”, com a professora Elidia Maria.

– Dia 25/02 (sexta-feira), às 10h, na Biblioteca Municipal, literatura “Vai Um Pouco de Otimismo Aí? – A Importância de Colocar Sonhos em Prática”, com a professora Marry Calviño.

– Dia 25/02 (sexta-feira), às 19h, no Museu Histórico, “Noite da Seresta com Ternura”, de Maria Inês de Camargo Machado.

– Dia 26/02 (sábado), às 15h, no CEU das Artes, oficina de danças populares “Frevando no Forró”, de Luís Fernando da Silva Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário