terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Os vencedores do Prêmio Os Movimentos das Cidades recebem prêmio de R$ 10 mil

Além do incentivo financeiro, cada projeto receberá consultoria do CLP para colocar em práticas as propostas vencedoras


31/01/2022 |  Na última sexta-feira (28), os vencedores do Prêmio Os Movimentos das Cidades se reuniram por videoconferência com o apresentador e jornalista Marcelo Tas, para receber o prêmio de R$ 10 mil e dar início às consultorias que ajudarão a desenvolver os projetos selecionados e que buscam impactar positivamente a comunidade local das dez cidades paulistas participantes.

Idealizado pela agência Virtú e com apoio do Grupo CCR, cada projeto receberá consultoria por meio de um comitê técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do Centro de Liderança Pública (CLP) como: Fabio Ferraz - Secretário de Planejamento e Inovação do Município de Santos; Larice Peters - Professora de Administração do Instituto Federal de Santa Catarina; Karla Santa Cruz Coelho - Médica, Ex-Diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); juntamente com Washington Bonfim - Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e Professor do Departamento de Ciências Sociais (UFPI); e Shirley Dantas - Arquiteta Urbanista, atual presidente do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Sergipe.

O prêmio mobilizou moradores das cidades de Tatuí, Sorocaba, Itapeva, Avaré, Águas da Prata, Bragança Paulista, Barueri, Campinas, Louveira e Osasco para pensar em melhorias locais e contou com inscrição de 367 projetos.

Serão dois meses de consultoria para auxiliar na implementação das propostas. Ao final, no mês de março, os resultados serão apresentados em evento na sede da CCR por Marcelo Tas. As novidades podem ser acompanhadas no site movimentosdascidades.grupoccr.com.br.

De Tatuí, Roseli Aparecida Tureck de Moraes Colina, Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará e Luís Antônio Fernandes Guedes venceram com Cururu, um projeto que dará a oportunidade de levar a manifestação cultural do Cururu à novas gerações, com aulas de improviso, rimas e instrumentos nas escolas.

Confira os projetos selecionados das outras cidades:

Águas da Prata, o Brigada do Barranco, grupo de voluntários independentes e apartidários, apresentou a proposta de prevenção e combate incêndios florestais. O intuito é capacitar grupos de jovens e crianças para atuarem como parceiros multiplicadores e, eventualmente, futuros brigadistas de combate aos incêndios florestais, através de atividades preventivas, de conscientização e educação ambiental para a formação de um grupamento especial de Brigada Ambiental Mirim.

Avaré, o projeto SoltaVoz, podcast criado por Kaue Dos Santos e Henrique Timoteo, também busca melhorar a cidade por meio da cultura. A ideia é trazer os fenômenos da cidade (artistas, músicos, professores, trabalhadores, influencers, delegados e outros) que possam auxiliar a população, oferecendo desde dicas para arrumar emprego, escolher escolas, ter voto consciente, conhecer artistas locais a, até mesmo, como salvar vidas.

Barueri, com o aplicativo “Onde está meu ônibus?”. foi a sugestão do morador Handerrson Bezerra Salvador. A ideia é trazer informações em tempo real dos horários das linhas de ônibus, com apoio da empresa de ônibus, dando a possibilidade de perguntas e denúncias também.

Bragança Paulista foi a cidade que teve o maior número de inscritos: 74. Entre as iniciativas, foi selecionada a do morador Edson Meris, com o título Roda de Rima, que busca alcançar jovens que estão em contato com a violência e drogas. O projeto propõe desenvolver a reflexão social por meio da música e conscientizar sobre a importância do respeito aos direitos e deveres em sociedade.

Campinas, o morador Rodrigo Alves de Godoi, venceu com o projeto Reviva Campinas apostando na revitalização de parques, praças e mobilidade da cidade. Para o morador, os parques e praças das cidades estão abandonados e apostar na revitalização, além gerar locais de lazer para as famílias, tembém irá estimular o comércio e gerar mais empregos.

Itapeva, o Focalização Inteligente, sugerido por Josoel Borges, Edvan Proença e Silviano Antunes, tem o intuito de criar um projeto que capacite o cidadão que busca emprego de acordo com as necessidades dos empresários, com cursos específicos para atender as demandas reais das empresas locais.

Louveira, a moradora Larissa Vieira Scomparim venceu ao inscrever o projeto Vacinação em Ação, que propõe realizar palestras para incentivar a participação da população nas campanhas de vacinação.

Osasco, o morador José Divino da Silva incomodado com a quantidade de lixo que o aterro sanitário da cidade recebe, em média 900 toneladas por dia, sugere um portal ou aplicativo, que eduque e o cidadão osasquense a separar o lixo de forma consciente e ecológica.

Sorocaba, a proposta de Fábio Rogério de Oliveira é a Fotografia Terapêutica, que busca mostrar a fotografia como processo terapêutico que além de resgatar a autoestima ainda pode promover debates sobre temas do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário