terça-feira, 1 de junho de 2021

Capacitação em manejo de árvores urbanas será realizado em junho

Curso busca conscientizar a população sobre a importância e a necessidade do manejo adequado da arborização urbana no município. Ação faz parte da "Semana Municipal do Meio Ambiente".

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

01/06/2021 | A Semana Municipal do Meio Ambiente de Tatuí se aproxima e, em comemoração à data, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoverá uma capacitação gratuita: “Manejo de Árvores Urbanas”. Será nos dias 9 e 10 de junho (quarta e quinta-feira), de forma híbrida – presencialmente na Câmara Municipal e com transmissão pela TV Câmara.

O curso busca conscientizar a população sobre a importância e a necessidade do manejo adequado da arborização urbana no município, visto que as árvores existentes em espaços públicos e em áreas particulares urbanas, proporcionam inúmeros benefícios que influenciam diretamente na qualidade de vida da população.

Aproximar munícipes, técnicos, profissionais e estudantes é o intuito do curso, para que trabalhem juntos na gestão participativa da arborização, de modo mais efetivo e democrático. “A oferta dessa capacitação gratuita para cidadãos e empresas, trará a visão técnica da arborização nas cidades e seu manejo, tão necessária para a manutenção desta, enquanto equipamento público urbano”, explica a engenheira florestal do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Marceli F. Lazari.

A capacitação teórica com treinamento prático abordará os temas: a arborização urbana – planejamento, implantação e manutenção; a fisiologia da árvore; legislação ambiental vigente; técnicas de poda e supressão em árvores urbanas – com base na Norma Técnica (NBR 16.246 – 1: 2013); florestas urbanas – manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas – parte 1: poda da ABNT; e medidas de segurança em manejo de árvores (NR 35, NR 12). Serão 10 horas de curso, dividido da seguinte forma: teoria, dia 09/06, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; e prática, dia 10/06, das 8h às 12h.

A ficha de inscrição está disponível no link bit.ly/cursomanejoarvore, ou no Departamento de Meio Ambiente, situado na Rua Chiquinha Rodrigues, nº 909, Vila Dr. Laurindo, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3205-1082 ou (15) 3205-1199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário