sexta-feira, 18 de junho de 2021

Secretaria da Cultura reabre inscrições de artistas, espaços e coletivos culturais

Objetivo do Cadastro é realizar um Mapeamento Cultural do município; a reabertura visa atingir aqueles que ainda não fizeram sua inscrição e ampliar o banco de dados do Setor Cultural de Tatuí.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí


18/06/2021 | A Secretaria de Cultura de Tatuí, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, reabriu o cadastramento de artistas, técnicos, espaços e coletivos culturais do Município, com o objetivo de realizar um novo Mapeamento Cultural de Tatuí.

O Cadastro Municipal de Cultura é um elemento formador do banco de dados referente aos agentes culturais, profissionais de cultura, espaços e coletivos culturais, empresas e entidades atuantes no Município – sendo Pessoa física ou Jurídica. Esse Cadastro passou a integrar o Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIC), por meio do Decreto Municipal nº 20.664, de 17 de julho de 2020.

Em 2020, o período de inscrições foi de 1º de julho a 5 de novembro, com 369 inscrições realizadas, sendo: 255 Profissionais da Cultura, 65 Coletivos Culturais e 49 Espaços Culturais; os dados disponibilizados pelos inscritos serviram para a execução da Lei Aldir Blanc.

Atualmente, o objetivo do Cadastro é atingir aqueles que ainda não fizeram sua inscrição, para ampliar o banco de dados do Setor Cultural de Tatuí – que é acessível à população, por meio do Departamento de Cultura -, verificar o impacto do setor no desenvolvimento da cidade, auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a área cultural e agilizar os trâmites caso essas informações sejam solicitadas pelos governos estadual e federal.

Mais informações sobre o cadastramento dos artistas podem ser obtidas pelos e-mails: cultura@tatui.sp.gov.br ou museupaulosetubal@gmail.com.

Confira abaixo as categorias que compõe o Cadastro Municipal de Cultura:

Profissionais da Cultura – podem se cadastrar profissionais dos mais diversos setores, como artistas, produtores, técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, entre outros, que atuem nas mais variadas áreas da produção cultural. Para esses profissionais, o cadastramento deve ser feito através do link: https://forms.gle/fP7oQdE9pzHpmRk26.

Espaços Culturais – podem se cadastrar nesta categoria: escolas de música, de capoeira e de artes; estúdios, companhias e escolas de dança; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regional; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; livrarias, editoras e sebos; empresas de diversão e produção de espetáculos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; galerias de arte e de artesanato; espaços de apresentação musical; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; entre outros espaços e atividades artísticas e culturais. O cadastramento de Espaços Culturais deve ser feito pelo link: https://forms.gle/WcXStpWckqKiPPud7.

Coletivos Culturais – Compõem esse grupo e podem realizar inscrição: grupos de teatro, dança, música, entre outros, que promovam atividades culturais das mais variadas manifestações artísticas. As inscrições destes grupos culturais devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jA8bEDt2X9UBqD4a7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário