terça-feira, 29 de junho de 2021

música | Sesc lança projeto colaborativo ‘Arrumação’

Trata-se de uma série de vídeos que buscam ampliar a visão sobre a música instrumental

CRUZEIRO DO SUL, com edição do DT

A BATERIA FICOU POR CONTA DE ÍTALO RIBER

22/06/2021 | A composição “O chamado”, de Felipe Brisola, estreia o projeto musical colaborativo “Arrumação”, lançado este mês pelo Sesc Sorocaba na página youtube.com/sescsorocaba. A proposta é divulgar uma série de vídeos, que buscam ampliar a visão sobre a música instrumental. A série contará com gravações de compositores da região de Sorocaba, com formações e arranjos inéditos, criados especificamente para o projeto. Uma vez por mês, sempre a partir da segunda quinzena, o público poderá acompanhar um novo trabalho.

Neste primeiro vídeo, que pode ser conferido no link http://bit.ly/arrumacao-ep1, os instrumentistas Ítalo Riber (bateria), João Leopoldo (piano, rodhes, voz e assovio), Ludmila Marolli (guitarra), Marcos Crisósimo (trompete e flugelhorn) e Sandro Alves (contrabaixo elétrico) foram convidados para apresentar o arranjo inédito da composição “O chamado”, de Felipe Brisola.

No projeto, cada instrumentista grava sua parte separadamente. Nem mesmo os compositores acompanham o processo de gravação de suas músicas. Dessa maneira, a versão final traz um fator surpresa para todos os envolvidos.

Buscando abordagens distintas das versões originais, as composições são executadas por um time diverso de instrumentistas convidados, cruzando assim estéticas sonoras variadas que buscam gerar produtos musicais que dificilmente aconteceriam em outros contextos, mas que são provocadas na realização desta ação.

Talentos na região

Roberto Sgarbiero, técnico de programação do Sesc Sorocaba, ressalta que a região tem certa tradição neste meio instrumental -- com importantes nomes nesse segmento -- e oferece muitas possibilidades interessantes para quem quer estudar música e desenvolver-se como instrumentista. Diante dessa percepção, veio a proposta de dar mais visibilidade às produções dos músicos que trabalham nessa área.

Com isso, o primeiro passo para a elaboração do projeto “Arrumação” foi convidar para a curadoria (compartilhada com os técnicos de música do Sesc Sorocaba) o músico Bruno Cavalcante, que assina ainda os trabalhos de arranjo e direção musical. Cavalcante é guitarrista, flautista e produtor musical, formado no curso de MPB/Jazz do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, e pós-graduado em Trilha Sonora pela Universidade Anhembi Morumbi. Durante oito anos foi guitarrista na Vintena Brasileira, agrupamento coordenado pelo pianista André Marques.

Ainda conforme o técnico de programação do Sesc, Cavalcante foi escolhido porque, além de ser uma pessoa com uma excelente formação acadêmica que o habilita para o trabalho, possui uma visão muito ampla sobre música e consegue explorar os potenciais de cada composição e dialogar com os mais diversos perfis de pessoas.

A ação dá sequência à atuação do Sesc Sorocaba no ambiente virtual, neste período em que as unidades permanecem sem a possibilidade de sediar trabalhos artísticos, em virtude da pandemia do novo coronavírus. (Daniela Jacinto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário