segunda-feira, 14 de junho de 2021

'Semana Sangue Bom' incentiva doação de sangue em Tatuí

Iniciativa da TV TEM, em parceria com hemocentros, convida moradores a doarem sangue na semana de celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue. Ação segue até sexta-feira (18).

Do G1, com copidesque do DT

14/06/2021 | O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta segunda-feira, 14 de junho. E para reforçar essa ação de solidariedade, a TV TEM, em parceria com 16 hemocentros do interior de São Paulo, realiza a "Semana Sangue Bom".

A campanha ocorre entre esta segunda e sexta-feira (18) para incentivar a doação de sangue. Na região, participam da iniciativa o hemocentro de Tatuí.

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear e agradecer os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância de doar para salvar vidas.

O Banco de Sangue de Tatuí fica na Rua Cônego Demétrio, ao lado da Maternidade. O telefone do estabelecimento é o (15) 3205-1333.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não apresentem nenhum sintoma gripal.

Pessoas de 16 e 17 anos devem estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável legal (precisa estar presente no momento da doação e ficar durante todo o processo).

Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O doador não deve estar em jejum. Se a doação ocorrer após o almoço, precisa aguardar de duas a três horas para começar.

Recomendações complementares durante a pandemia:

Pessoas que foram infectadas pela Covid-19 só poderão doar sangue 30 dias após a completa recuperação;

Pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas nos últimos 30 dias pela doença não poderão doar sangue por 30 dias desde o último contato;

Pessoas que estejam em isolamento indicado por equipe médica devido a suspeita pela Covid-19 não poderão doar sangue por 30 dias;

Pessoas que apresentarem febre, tosse ou qualquer sintoma gripal só poderão doar sangue 30 dias após a completa recuperação;

Pessoas que se imunizaram recentemente deverão respeitar o intervalo de dias conforme a vacina recebida: CoronaVac - 48 horas; AstraZeneca e Pfizer - 7 dias; e contra a Influenza - 48 horas.

Mais informações estão disponíveis no site da Colsan e na página da "Semana Sangue Bom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário