terça-feira, 30 de abril de 2019

Projeto Música na Praça apresenta o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

Concerto será no sábado, dia 4, às 11h, na Praça da Matriz da Capital da Música

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

O Projeto Música na Praça desta semana traz como destaque o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. O concerto será neste sábado, dia 4 de maio, às 11h, no coreto da Praça da Matriz. O projeto é uma parceria do Conservatório de Tatuí com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Em atividade há mais de 40 anos, o Grupo de Percussão é o mais antigo grupo do gênero no país, abrindo caminho a outros conjuntos semelhantes em solo nacional. De acordo com seu coordenador, Professor Luís Marcos Caldana, o grupo oferece aos estudantes a oportunidade de pesquisar e executar peças específicas para instrumentos de percussão, com consequente aperfeiçoamento dos instrumentistas, experiência de palco e vivência de uma rotina de atividades semelhante à que o aluno encontrará no mercado de trabalho.

Neste concerto, o grupo apresentará “Cerimonial” (Jared Spears), “M.O.S.” (Douglas Gutjhar), “Ritual do sacrifício” (David Gillingham), “Crise de identidade” (Michael Aukofer), “Afta Stuba” (Mark Ford), “Conversation I” (Toshio Mashima) e “Scherzo sem instrumentos” (William Schinstine).

Luís Marcos Caldana é formado em Tímpanos, Percussão e Acessórios pelo Conservatório de Tatuí, em Educação Artística pela Faculdade Asseta e pós-graduado em Educação Musical pela Facon. Percussionista premiado e professor em grandes festivais e encontros, dirigiu o Grupo de Percussão em Monterrey (México) e Budapeste (Hungria); lecionou na Conferência de Educadores Musicais no Estado do Kentucky (EUA), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira “Cinco Variações para um Percussionista Solo e Banda”, dedicada a ele; participou de turnê recentemente pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, entre outros.

Na área popular, trabalhou como baterista e percussionista para vários artistas de renome, como Alceu Valença, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Benito di Paula, Guilherme Arantes e muito mais. De 2013 a 2016, foi jurado do quesito bateria no carnaval paulistano pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Atualmente, é professor da área de Percussão Sinfônica, Timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e coordenador do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, e ainda ministra aulas de bateria e percussão na Escola Livre de Música de Itapetininga-SP.

SERVIÇO
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luís Marcos Caldana, coordenação
Data: 04 de maio, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário