sábado, 27 de abril de 2019

1ª Mostra Musical do Conservatório de Tatuí terá 13 concertos gratuitos

Evento será realizado de 29 de abril a 08 de maio, com apresentações dos Grupos Pedagógicos mantidos pela instituição

Coro Infantil do Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí promove, de 29 de abril a 08 de maio, a 1ª Mostra de Prática de Conjunto 2019. A programação traz 13 concertos dos Grupos Pedagógicos mantidos pela instituição, todos com entrada gratuita. 

A “Prática de Conjunto” é uma das disciplinas que integram a grade curricular dos cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí e tem por objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de tocar em diferentes grupos musicais. Tal experiência é considerada essencial para a formação profissional dos alunos, pois aproxima o estudante das exigências reais do mercado de trabalho. Durante a Mostra, os grupos apresentam à sociedade o resultado do trabalho que é desenvolvido nas salas de aula e ensaios.

O primeiro a se apresentar nesta edição é o Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí, que toca nesta segunda-feira, dia 29, às 15h, no Auditório da Unidade 2. No repertório, obras do trompetista e compositor Bonfiglio de Oliveira, considerados um dos melhores instrumentistas de sopro da atualidade. 

“Nasceu em Guaratinguetá, interior paulista, filho de um contrabaixista, que lhe passou noções de música. Na adolescência, passou a tocar trompete, integrando a banda da qual o pai fazia parte. Foi ouvido pelo maestro Lafaiete Silva, irmão de Patápio Silva, que o convidou para ir ao Rio de Janeiro. Tornou-se grande amigo de Pixinguinha, vínculo que preservou até o final de sua vida. Aprofundou estudos e entrou para a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. Seu talento e versatilidade permitiram que, como instrumentista de alto gabarito, transitasse pelas esferas erudita e popular da música. Tem cerca de 50 composições e mostraremos algumas delas”, comenta o professor responsável pelo grupo, Altino Toledo.

No mesmo dia, às 19h, o Grupo Jovem de Saxofones do Conservatório de Tatuí faz seu concerto no Salão Villa-Lobos. O programa inclui “Easy Haga” (Jean Denis Michat), “Jupiter - The Planets” e First Suite for Military Band op. 28 (Gustav Holst), “Bohemian Rhapsody” (Freddie Mercury) e “The Londonderry Air (Anônimo). A orientação é do professor Marcos Pedroso.

Ainda na segunda-feira, às 20h, a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí sob ao palco do Teatro Procópio Ferreira, sob orientação do professor José Antonio Pereira. O grupo interpreta “Encanto” (Roberto Smith), “Nessum Dorma” (Giacomo Puccini), “The last of the mohicans” (Trevor Jones), “Havana” (Camila Cabello, Louis Bel e Pharrell Williams), “Hans Heide – The Lion King” (Elton John e Hans Zimmer), “I got feeling (Will Adams, Allan Pineda e Jaime Gomez), “The spirit of adventures – Ratatouille main theme” (Pixar Movie Magic) e “Iron Man/Rock you like a hurricane/The trooper/Crazy train”. 

Na terça-feira, dia 30, a Mostra traz Ensemble de Performance Histórica Jovem do Conservatório de Tatuí, com professor responsável João Guilherme Figueiredo. Com repertório voltado à chamada “Música Antiga”, que resgata obras dos períodos Renascentista e Barroco usando instrumentos da época, o grupo apresentará músicas de Heirich Schütz, Johann Rosenmüller, Antonio Vivaldi e Johann Sebastian Bach. O concerto será às 10h, no Auditório da Unidade 2.

Ainda na terça-feira, às 18h, também na Unidade 2, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí promete encantar a plateia com “Lua depois da chuva”, “Eco” e “Marimbondo” (Osvaldo Lacerda), “Amanhecer” (Gilvan de Oliveira e Fernando Brant), “Certas canções” (Milton Nascimento), “Chiclete com banana” (Waldeck Macedo – Gordurinha) e “Cantiga do sapo” (Jackson do Pandeiro). A professora responsável é Miriam Cândido.

E à noite, às 20h, a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí faz a sua apresentação no Teatro Procópio Ferreira, sob a orientação do professor Hudson Nogueira. No repertório, “Quatro exercícios melódicos em samba para big band” (Hudson Nogueira), “Quem sabe” (Carlos Gomes), “Oh, abre-alas” (Chiquinha Gonzaga), “Isto é bom” (Xisto Bahia), “Pelo telefone” (Donga), “Vela branca no frevo” (Capiba) e “Baião” (Luiz Gonzaga).

A 1ª Mostra de Prática de Conjunto 2019 segue até 8 de maio com várias outras atrações: Jazz Combo Jovem (dia 2), Camerata Jovem de Violões (dia 2), Conjunto de Metais (dia 2), Grupo de Percussão Jovem (dia 3), Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil (dia 4), Banda Sinfônica Infantojuvenil (dia 5) e Coro Jovem do Conservatório de Tatuí (dia 8). 

Música de Câmara 

Também começa nesta segunda-feira, 29 de abril, a 1ª Semana de Música de Câmara 2019 do Conservatório de Tatuí, com audições de dezenas de conjuntos formados por alunos da instituição. “Música de Câmara” é outra disciplina integrante da grade curricular dos cursos oferecidos pela escola, que tem por objetivo estimular a criação de pequenos grupos, com as mais variadas formações, para apresentações em ambientes fechados – remetendo às antigas câmaras solenes dos castelos. 

A Semana de Música de Câmara conta com a participação de mais de 100 grupos, que apresentam repertório específico para cada tipo de formação: duos, trios, quartetos até octetos. As audições serão realizadas nos dias 29 e 30 de abril, 02 e 03 de maio, em vários horários, no Salão Villa-Lobos. A entrada é gratuita. A coordenação das áreas de Prática de Conjunto e Música de Câmara é do Professor Luciano Pereira.

SERVIÇO
1ª MOSTRA DE PRÁTICA DE CONJUNTO 2019
Luciano Pereira, coordenação
Data: 29 de abril a 08 de maio
Entrada gratuita

Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí 
Altino Toledo, professor responsável
Data: 29 de abril, segunda-feira
Horário: 15h00
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP

Grupo de Saxofones do Conservatório de Tatuí 
Marcos Pedroso, professor responsável
Data: 29 de abril, segunda-feira
Horário: 19h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí 
José Antonio Pereira, professor responsável
Data: 29 de abril, segunda-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí 
João Guilherme Figueiredo, professor responsável
Data: 30 de abril, terça-feira
Horário: 10h00
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP

Coro Infantil do Conservatório de Tatuí
Miriam Cândido, professora responsável
Data: 30 de abril, terça-feira
Horário: 18h00
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP

Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí 
Hudson Nogueira, professor responsável
Data: 30 de abril, terça-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP


1ª SEMANA DE MÚSICA DE CÂMARA 2019
Luciano Pereira, coordenação
Dia 29/04: 10h00, 13h00 e 15h00
Dia 20/04: 14h00, 16h00 e 18h00
Dia 02/05: 14h00, 16h00 e 18h00
Dia 03/05: 10h00, 13h00 e 15h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário