terça-feira, 23 de abril de 2019

Jovem Aprendiz - uma oportunidade de trabalho e renovação para as empresas

A oportunidade de conquistar a primeira vaga no mercado de trabalho não é tarefa fácil e é mais difícil ainda para os jovens sem experiência. O programa "Jovem Aprendiz" é uma alternativa para aqueles que buscam o primeiro emprego ou qualificação. 

Por outro lado, mesmo aqueles que conquistam o mercado de trabalho, estudos demonstram que o desemprego e a rotatividade são muito maiores entre os jovens – não por que eles não sabem o que querem ou por que o mercado não os queira, mas por que, na maioria das vezes, o ingresso no mercado de trabalho se dá de forma precária, sem acesso à qualificação adequada e com jornadas que desestimulam a continuidade dos estudos.

Até aqui, falamos sobre os benefícios do programa para os jovens e para as empresas? 

Por lei, empresas de médio e grande porte devem ter entre 5% e 15% de jovens aprendizes em seus quadros de funcionários. Além de cumprir a lei, a empresa tem a possibilidade de treinar o futuro colaborador dentro do perfil que ela espera, se adequando a cultura organizacional. 

Além disso, a empresa que contrata um jovem está acreditando na transformação da sociedade e do seu negócio, pois essa oportunidade pode fazer toda a diferença na vida de um estudante e transformar o seu futuro e, ainda, “oxigenar” a empresa, trazendo inovação e profissionalismo.

Na outra ponta, tem as escolas técnicas que querem fazer essa ponte “aluno-empresa”. Em Tatuí, os cursos da ETEC Sales Gomes são bem diversificados e podem atender a diversas empresas, são eles: administração, edificações, farmácia, informática para internet, manutenção automotiva, mecatrônica, meio ambiente e nutrição, prontos para ingressarem no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário