terça-feira, 23 de abril de 2019

Banda de Concerto de Itatinga é a atração do projeto Música na Praça

A apresentação será no sábado, a partir das 11 horas, no Coreto

Banda de Concerto Municipal de Itatinga "Benedito Dias de Almeida - Sinhô" é regida pelo maestro Guilherme Andrades.

Neste sábado (27/04), será realizada mais uma edição do projeto "Música na Praça", promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conservatório de Tatuí, a Padaria Onze e a COOP (Cooperativa do Consumo).

O evento terá início às 11h, na Praça da Matriz, e contará com a apresentação da Banda de Concerto Municipal de Itatinga "Benedito Dias de Almeida - Sinhô", regida pelo maestro Guilherme Andrades.

Banda de Concerto Municipal de Itatinga

De acordo com escritos de 1916, do historiador Rubens Janes, o senhor Emílio Fanton era maestro da Banda Lyra "Santa Cecília". Entre as décadas de 1920 e 1940, havia duas corporações musicais, uma no Distrito do Lobo, em Itatinga, e depois surgiu a corporação musical "Major Belo", tendo como maestro "Sinhô", que dirigiu a banda até 1965, que tinha a sala de ensaio em sua própria residência. 

Quando a Banda Lyra "Santa Cecília" foi dissolvida pelos músicos veteranos, o maestro Emílio Fanton reativou a corporação com os filhos dos veteranos, formando uma pequena escola musical.

Com o falecimento do maestro Sinhô, a corporação continuou sendo dirigida pelo músico José Cinque. Em 1983, com o maestro Rui, a banda voltou, porém, por pouco tempo, deixando a direção para Dona Antonieta que durou até 1989.

Já em 1994, a Prefeitura novamente reativou a corporação, com o maestro Joel Ramos. Posteriormente, com a saída de Joel, a corporação musical passou a estar sob a batuta do maestro Sebastião Ramos, por aproximadamente dois anos.

Em 1997 foi sancionada a lei que dá o nome atual para a Banda Municipal de Itatinga – "Sinhô". Depois disso, a Prefeitura trouxe o professor e maestro Rubens Costa Luz Junior para manter a tradição, com uma adaptação de orquestra sinfônica. Com a saída do maestro Rubens, o ex-aluno e músico Santiago Ribeiro assumiu a frente da então Orquestra de Itatinga.

Hoje, a Banda de Concerto Municipal de Itatinga "Benedito Dias de Almeida – Sinhô" é regida pelo maestro Guilherme Andrades, que mantém uma escola, com o apoio da Prefeitura, para a formação de novos músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário