terça-feira, 23 de abril de 2019

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí toca nesta quarta

Segundo concerto do mês traz novo repertório, com obras de James Barnes, David Gillingham, Morten Lauridsen e Franco Cesarini

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

O Teatro Procópio Ferreira recebe nesta quarta-feira, dia 24, às 20h, mais um concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O grupo, que já se apresentou no início do mês, volta ao palco com novo repertório, sob a batuta do regente convidado Marco Almeida Júnior. A entrada é gratuita.

O programa começa com “Eagle Band” (James Barnes) e segue com “Aerodynamics” (David Gillingham), “O Magnum Mysterium” (Morten Lauridsen) e “Solemnitas” (Franco Cesarini). 

Formada por alunos, professores e músicos convidados, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi fundada em 1992 com a proposta de formação de um grupo semiprofissional na instituição. Até 1996, era a única oportunidade que os alunos de níveis avançados da escola tinham para interagir com profissionais em apresentações oficiais. 

Com repertório eclético, o grupo já gravou vários CDs e um DVD, além de se destacar na execução de obras encomendadas especialmente para esta formação, como: “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sérgio Vasconcellos-Corrêa – que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999; “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre muitas outras. Seu repertório conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 98 estreias brasileiras de repertório internacional. 

Em 27 anos de história, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi conduzida por dezenas de maestros convidados reconhecidos no Brasil e exterior, como Arnald Gabriel, Virgínia Allen, Daniel Havens, Isaac Daniel Jr., Pâmela Bustos, Thomas Lee, Lowell Graham, Thomas O’Neal, Mark Whitlock, Dwight Satterwite, Matthew George, Hadrian Avila, David Antezana, Juan Ringer, Francisco Grau Vegara, Pablo Sanches Torrella, Rafael Sanz-Espert, Félix Hauswirth, Glenn Price, Marcelo Jardim, Marcelo Maganha, Roberto Farias, Wagner Polistchuck, Marcos Sadao, Mônica Giardini, Frank Batisti e Lazslo Marosi, entre outros.

O regente convidado Marco Almeida Júnior é bacharel em Eufônio pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí. Iniciou seus estudos com o pai, aos 10 anos de idade. Teve aula com renomados professores, como Dario Sotelo, Steven Mead, Misa Mead, Brian Bowman, Adam Frey, David Childs, Henrique Crespo, Rafael Mendes e Fernando Deddos. Atuou como músico convidado nas principais orquestras do País, como Sinfônica de Porto Alegre, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp e Sinfônica Municipal de São Paulo. Atuou também nas duas principais Bandas brasileiras: Sinfônica do Estado de São Paulo e Sinfônica do Conservatório de Tatuí (chefe de naipe). 

Como regente, esteve à frente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Nova Odessa, Banda Sinfônica de Sumaré, Banda Henrique Marques de Limeira e Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí. Em 2014, participou da Conferência “The Midwest Clinic”, em Chicago (EUA). Em 2017, atuou como solista convidado da University of Minnesota em Duluth (EUA), a convite do maestro Mark Whitlock. Atualmente é músico da Banda Sinfônica de Nova Odessa, professor de Eufônio e professor responsável pela Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Marco Almeida Júnior, regente convidado
Data: 24 de abril, quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário