sábado, 27 de abril de 2019

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí homenageia a música caipira

Concerto neste domingo, dia 28, às 11h, com entrada gratuita, reúne clássicos do gênero escritos por compositores regionais e também por eruditos, como Villa-Lobos

“Amanheceu, peguei a viola, botei na sacola e fui viajar” – se você já cantarolou essas palavras, certamente vai gostar do concerto que o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí fará neste domingo, dia 28. Criado em 2018 com o objetivo de pesquisar e resgatar a música caipira de raiz, o grupo apresentará alguns dos mais conhecidos clássicos do gênero, escritos por autores regionais e compositores eruditos. A apresentação será no Teatro Procópio Ferreira, às 11h, com entrada gratuita.

De acordo com o coordenador do grupo, Professor Zeca Collares, o programa contempla grandes clássicos da música regional brasileira, produzidos desde o início do século XX até os dias atuais. A seleção traz músicas populares, escritas por autores regionais, e também obras de compositores eruditos, como Heitor Villa-Lobos, entre outros.

O repertório inclui “O trem tá feio” (Tavinho Moura), “Vaca Estrela e boi Fubá” (Patativa do Assaré), “Meu primeiro amor” (José Fortuna), “Caminheiro” (Jack), “Poeira” (Serafim Colombo Gomes), “Amanheceu, peguei a viola” (Renato Teixeira), “Saudades da minha terra” (Goiá), “Viola quebrada” (Mário de Andrade), “Bachiana nº 4/Cantiga de Caicó” (Heitor Villa-Lobos), “Moda do fim do mundo” (Rolando Boldrin e Tom Zé), “A casa” (Lorival dos Santos e Moacyr dos Santos), “Maricota sai da chuva” (Marcelo Tupynambá), “Lá na venda do seu Lidirico” (Miltinho Edilberto) e “Arrumação” (Elomar Figueira de Melo).

O Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí foi criado no primeiro semestre de 2018, a partir da inclusão dos cursos de Viola Caipira e Acordeão na grade de habilitações oferecidas pela escola. Seu principal objetivo é promover a difusão da tradição caipira, resgatando canções populares da chamada “Música Brasileira de Raiz”. Apesar de recém-criado, o grupo já acumula apresentações importantes, como a abertura do Fórum Regional de Pontos de Cultura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em setembro passado, apresentação no Lar São Vicente de Paulo de Tatuí, Projeto Música na Praça, entre outros.

A coordenação é de Zeca Collares, compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora dos Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol-MG, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estudou MPB no Tema Centro Musical de Marília-SP com o professor Paulo Estêvão “Tevão” na década de 1990. Um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional brasileira. Soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da Viola Caipira.

SERVIÇO
Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí
Zeca Collares, coordenação
Data: 28 de abril, domingo
Horário: 11h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário