sexta-feira, 26 de abril de 2019

Boituva confirma 84 casos de dengue neste ano

Segundo a prefeitura, 76 deles foram contraídos na cidade e outros oito são importados de outros municípios.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Boituva confirma 84 casos de dengue neste ano

24/04/2019 | A prefeitura de Boituva (SP) confirmou que 84 casos de dengue foram registrados na cidade neste ano.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, 76 deles foram contraídos na cidade e outros oito são importados de outros municípios. Nenhum óbito pela doença foi registrado.

Ações de emergência estão sendo feitas pelos agentes da Vigilância Epidemiológica com a pulverização dos bairros. Terrenos e imóveis abandonados com possíveis criadouros do Aedes aegypti estão sendo multados.


Aedes aegypti — Foto: Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação

Diagnóstico precoce

É essencial fazer tanto um diagnóstico clínico – que avalia os sintomas – como o exame laboratorial de sorologia, que verifica a contagem de hematócritos e plaquetas no sangue. A contagem de hematócritos acima do normal e de plaquetas abaixo de 50 mil por milímetro cúbico de sangue pode ser um indício de dengue.

Os principais "sinais de alerta" da doença são dor intensa na barriga, sinais de desmaio, náusea que impede a pessoa de se hidratar pela boca, falta de ar, tosse seca, fezes pretas e sangramento.

Período crítico

O período crítico da doença é quando a febre do paciente diminui. Se a febre passar e o paciente tiver muita dor na barriga, ele está num estado grave mesmo sem sangramento. Esse poder ser um problema no atendimento primário nos hospitais porque geralmente as pessoas com febre são atendidas prioritariamente.

Ao passar a febre, a pessoa pensa que está curada, mas pode apresentar queda brusca de pressão, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo. O número de plaquetas no sangue ainda continua baixo e, por isso, é preciso continuar o tratamento.

O monitoramento clínico e laboratorial tem de ser constante, principalmente 72 horas após o período de febre. A complicação maior acontece no quinto dia da doença. O paciente tem de fazer pelo menos três exames de sangue, no início da dengue, depois da febre e uma terceira vez para ver se as plaquetas já voltaram ao normal.

Tratamento

A hidratação do paciente é parte importante do tratamento, pois a dengue é uma doença que faz a pessoa perder muito líquido. Por isso, é preciso beber muita água, suco ou isotônicos. Bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes, devem ser evitadas.

Não existe um medicamento específico para a doença. A medicação serve basicamente para aliviar as dores.

Infográfico detalha como a dengue age no corpo — Foto: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário