terça-feira, 23 de abril de 2019

Conservatório de Tatuí apresenta Camerata de Violões e Grupo de Choro nesta terça

A Camerata de Violões toca às 19h no Auditório da Unidade 2 e o Grupo de Choro sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira às 20h, ambos com entrada gratuita

O Conservatório de Tatuí realiza nesta terça-feira, dia 23, concertos com dois de seus Grupos Artísticos. O primeiro a se apresentar é a Camerata de Violões, que toca às 19h no Auditório da Unidade 2. Em seguida, às 20h, o Grupo de Choro faz seu show no palco do Teatro Procópio Ferreira. Ambos têm entrada gratuita.

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

Formada em 1996, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é considerada a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição. Com o objetivo de fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos estudantes, o grupo mantém projetos de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros e internacionais, buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para violão.

Neste concerto, o grupo apresenta “Prelúdio e Fuga nº 9”, de “O Cravo bem Temperado”, Volume 1, BWV 854 e “Concerto Brandemburgues nº 6, BWV 1051” (Johann Sebastian Bach), “Concerto para 2 Bandolins em Sol Maior, RV 532” (Antonio Vivaldi), “Adagio em sol menor” e “Concerto a Cinco, Op. 7, nº 4” (Tomaso Albinoni).

A coordenação é do violonista Edson Lopes, formado no Conservatório de Tatuí e também na Trinity College of Music de Londres. Premiado em diversos concursos, com destaque para o “II Concurso de Jovens Instrumentistas” promovido pela Rede Globo no programa “Concertos para a Juventude” e “I Concurso Nacional de Violão” promovido pelo Banco do Brasil. Em 1979, frequentou o XXII Curso de “Musica en Compostela” (Espanha), sob a orientação do professor José Tomás (assistente de Andrés Segovia), onde foi considerado o “aluno mais destacado”, o que lhe valeu como prêmio uma nova Bolsa de Estudo para o ano seguinte. Já se apresentou em diversas cidades do Brasil e do exterior como solista, em duo, trio e com orquestra. 

Grupo de Choro

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi criado em 1993 é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil. Com notável capacidade de improvisação, versatilidade e vasto repertório, o grupo já se apresentou em diferentes pontos do Estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa “Brasil Instrumental” da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa “Jazz & Companhia”) , Memorial da América Latina e Sala São Paulo.

Neste concerto, o grupo interpreta “Acerta o Passo” e “Cochichando” (Pixinguinha), “Perigoso” (Ernesto Nazareth), “Inclemência” (Guerra-Peixe), “Saia Dessa” (Esmeraldino Sales), “Porangabinha” e “Pingo no coreto” (Pacheco), “Tão Só” (Izaías de Almeida), “Chorinho de Gafieira” (Astor Silva), “Sarau pra Radamés” (Paulinho da Viola) e “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu).

O Grupo de Choro é coordenado pelo violonista Alexandre Bauab Júnior, formado em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí (Prof. Geraldo Ribeiro) e em Educação Artística pela Faculdade Asseta de Tatuí. Frequentou vários cursos extracurriculares no Brasil e exterior, atua como professor no Conservatório de Tatuí desde 1991, onde iniciou com aulas de violão clássico, violão complementar, violão popular (1992) e Harmonia. Depois, em 1993, fundou o Grupo de Choro, que deu origem, em 1994, à Área de Choro na instituição. Atualmente, é professor de Violão Choro, Prática de choro e coordenador do Grupo de Choro, para o qual faz arranjos e projetos musicais.

SERVIÇO
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes, coordenação
Data: 23 de abril, terça-feira
Horário: 19h00
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Alexandre Bauab Júnior, coordenação
Data: 23 de abril, terça-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário