sábado, 13 de abril de 2019

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí traz repertório infantil neste domingo

Concerto com entrada gratuita será realizado 11h no Teatro Procópio Ferreira, com repertório especialmente voltado para o público infantil

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí (Divulgação)

Uma boa pedida para crianças e adultos neste domingo, dia 14, é o concerto do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí que será realizado às 11h no Teatro Procópio Ferreira. Formado por monitores e alunos do curso de Percussão Sinfônica da escola, o grupo trará um repertório especialmente voltado para o público infantil, com uma apresentação didática e bem empolgante.

Criado em 1975 e em atividade há mais de quatro décadas ininterruptas, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no País, abrindo caminho para outras formações semelhantes. De caráter artístico e pedagógico, o grupo oferece aos alunos de Percussão Sinfônica da instituição a oportunidade de executar peças específicas para os mais variados instrumentos da área, seja no repertório erudito ou popular, além de estimular o estudante a compor novas obras para instrumentos de percussão. 

Neste concerto, o Grupo de Percussão apresentará “Cerimonial” (Jared Spears), “Prelúdio e dança” (Ronaldo Lo Presti), “Ritual do sacrifício” (David Gillingham), “Crise de identidade” (Michael Aukofer), “Afta stuba” (Mark Ford), “Conversation I” (Toshio Mashima) e “Scherzo sem instrumentos” (William Schinstine).

O coordenador do grupo, professor Luís Marcos Caldana, afirma que o concerto é aberto ao público, especialmente às crianças. “Teremos como convidados especiais na plateia os alunos dos cursos de Musicalização Infantil do Conservatório de Tatuí, acompanhados de seus familiares”, destaca.

Luís Marcos Caldana é formado em Tímpanos, Percussão e Acessórios pelo Conservatório de Tatuí, em Educação Artística pela Faculdade Asseta e pós-graduado em Educação Musical pela Facon. Vencedor do I Concurso Nacional de Música de Câmara “Henrique Niremberg”, na cidade do Rio de Janeiro, com o Duo Aries (1997), professor em oito edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró-Bandas (1997 a 2007). Ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu o Grupo de Percussão em Monterrey (México) e Budapeste (Hungria). Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais no Estado do Kentucky (EUA), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira “Cinco Variações para um Percussionista Solo e Banda”, dedicada a ele. 

Recentemente, participou de turnê pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, ministrando aulas de percussão e abordando ritmos brasileiros. Ministrou palestra de percussão sinfônica e popular em Boa Vista-RR (2009), João Pessoa-PB (2011), Vigia-PA (2012), Guaíba-RS (2013), Cachoeiras-BA (2014), Paragominas-PA (2016) e Belo Horizonte-MG (2017) dentro do Painel Funarte de Bandas. Na área popular, trabalhou como baterista e percussionista para vários artistas de renome, como Alceu Valença, Leila Pinheiro, Elba Ramalho, Benito di Paula, Guilherme Arantes, entre outros. De 2013 a 2016, foi jurado do quesito bateria no carnaval paulistano pela Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Atualmente, é professor da área de Percussão Sinfônica, Timpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e coordenador do Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, e ainda ministra aulas de bateria e percussão na Escola Livre de Música de Itapetininga-SP.

SERVIÇO
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luís Marcos Caldana, coordenação
Data: 14 de abril, domingo
Horário: 11h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário