sexta-feira, 19 de abril de 2019

Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí são destaques do Projeto Música na Praça neste sábado

Com o tema “Cores e Texturas”, os grupos fazem seu primeiro concerto da temporada 2019 neste dia 20 de abril, às 11h, com um repertório bem diversificado da Música Popular Brasileira


O Projeto Música na Praça da Prefeitura de Tatuí recebe neste sábado, dia 20, às 11h, os grupos Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. O primeiro concerto dos grupos na temporada 2019 traz um repertório bem variado, com canções de diferentes estilos da Música Popular Brasileira (MPB).

Com o tema “Cores e Texturas”, a apresentação promete uma grande riqueza nas formações. “O repertório vai de Guinga a Spok, de Hermeto Pascoal a Villa-Lobos, do samba ao dobrado, da valsa ao frevo – tudo em um só show”, comenta o coordenador dos grupos, Cláudio Sampaio “Cambé”.

O concerto terá “Corner Pocket” (Count Basie Orquestra), “Branca”, (Zequinha de Abreu), “Saudades da minha terra e 2 corações (Anônimo), “Rasgando seda” (Guinga e Simone Guimarães), “Você Você” (Guinga e Chico Buarque), “O Som do Sol” (Hermeto Pascoal), “Rebuscando” (Diego Garbin), “Choro Bandido” (Edu Lobo/Chico Buarque), “Aqui Oh!” (Toninho Orta/Fernando Brant) e “Passo de anjo” (Spok e João Lira).

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada em 1975 para que alunos de nível avançado e professores da escola pudessem praticar e pesquisar repertório específico de big band. Com uma formação versátil, o grupo apresenta grande variedade de gêneros musicais, que vão de músicas para festas dançantes à música instrumental contemporânea, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. A Big Band já acompanhou inúmeros cantores e instrumentistas famosos, como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula, Décio Cardoso, Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Vittor Santos e muitos outros.

Criado em 1992 e composto por alunos e professores da área de MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí, o grupo Jazz Combo (do inglês, “combination”) tem uma formação não convencional e a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar a história da música brasileira, praticar e divulgar a música instrumental. Além de estimular composições e arranjos inéditos. O grupo já realizou dezenas de apresentações pelo Estado de São Paulo, muitas delas ao lado de convidados importantes no cenário musical, como Mônica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas norte-americanos Ed Sarath e Daniel Barry.

Cláudio Sampaio “Cambé” é trompetista, iniciou seus estudos em 1979 em Itu (SP) com o professor Francisco Belculfiné, o “Chiquito” . Continuou seus estudos com Edgar Baptista dos Santos, o “Capitão”, no Conservatório de Tatuí, onde se formou e hoje é professor de Trompete, além de coordenar a área de MPB/Jazz e os grupos Big Band e Jazz Combo. Foi primeiro trompete da Big Band do Conservatório de Tatuí por 15 anos, também primeiro trompete e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da instituição por um ano e meio. Participou de várias turnês e apresentações pelos Estados Unidos, Canadá, Itália, Mônaco, Escandinávia, tocando em dois festivais de jazz, no ”Copenhagen Jazz Festival” e no “Aarhus International Jazz Festival”, com a Brazilian-Scandinavian Jazz Orchestra, com a Big Band Paulista Funk Como Le Gusta, Espanha-Madrid, festival de Jazz de Ascona Suíça.

SERVIÇO
Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Projeto Música na Praça
Cláudio Sampaio “Cambé”, coordenação
Data: 20 de abril, sábado
Horário: 11h00
Local: Praça da Matriz, Centro, Tatuí-SP
Evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário