quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tatuí recebe selo do Município Verde Azul e fica entre as melhores cidades do estado

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Cidade conquista melhor colocação dos últimos 7 anos, com resultados no meio ambiente 

Depois de seis anos, Tatuí volta a receber o selo de Município Verde Azul. O programa que certifica e premia as boas práticas das cidades paulistas relacionadas à preservação do ambiente natural realizou ontem, 17, a solenidade de premiação do ano de 2015, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes. que teve a presença do governador Geraldo Alckmin. 

A cidade foi representada pela equipe do Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. Estiveram presentes: o diretor do Departamento, Eduardo Rodrigues, a responsável pelo setor de educação ambiental, Karina Souza, e a responsável pelo setor de licenciamento e fiscalização ambiental, Daiane Bueno, que, como suplente, também representou o engenheiro agrônomo José Vicente Alamino de Moura, interlocutor de Tatuí junto ao Município Verde Azul. 

O projeto visa estimular e capacitar as prefeituras a programarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica, e objetiva ganhar eficiência na gestão ambiental, por meio da descentralização e valorização da base da sociedade. 

A participação de cada cidade é voluntária. As ações propostas pelo programa compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A partir dai o município encaminha um relatório de suas ações ambientais de acordo com os temas propostos pelo programa. A última vez que Tatuí recebeu o Selo foi em 2009, mesmo assim a cidade conseguiu apenas a 151ª colocação no ranking. Em 2015, 614 municípios paulistas se inscrevam, e desses municípios apenas 111 receberam o selo. Tatuí ficou na classificação 63º com 83,80 pontos.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente, Eduardo Rodrigues, apesar dos muitos desafios a serem enfrentados diariamente no setor, o resultado coloca Tatuí entre as cidades mais eficientes do ponto de vista ecológico. “Uma boa referência é o comparativo com Itapetininga, por exemplo. Nossos vizinhos ficaram apenas na 532ª posição. O saldo reflete o quanto, à frente, estamos também nesse setor”, argumenta. 

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, também comemorou o resultado. Ele recebeu na manhã de hoje toda a equipe do Departamento do Meio Ambiente em seu gabinete. Os funcionários fizeram questão de levar o troféu ao prefeito pessoalmente. “Quero dividir essa conquista com a nossa equipe. Eles são os verdadeiros vencedores, pois vêm realizando as ações que são certificadas pelo Município Verde Azul. É um setor estratégico e de suma importância para o futuro da nossa cidade. Um dos pontos altos, sem dúvida, foi o processo de desativação do antigo lixão e de recuperação ambiental que já está em curso”, finalizou. 

Ano a ano / O resultado de 2016 é o melhor dos últimos sete anos. Em 2009, Tatuí ficou na 151ª posição; em 2010, no 162º lugar; em 2011, o pior resultado da história, 567; no ano seguinte, 2012, Tatuí sequer participou. ficando, portanto, em último lugar; em 2013, inicio da recuperação, 163; em 2014, oscilação para a posição 181, e agora, em 2015, Tatuí conquistou o posto de número 63.

Nenhum comentário:

Postar um comentário