sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Eleitores se antecipam e fazem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral

Procura por serviço em Tatuí é grande; cidade é sede de sete municípios. Justiça Eleitoral adotou biometria para garantir segurança nas eleições.

Do G1 Itapetininga e Região

O cadastro biométrico dos eleitores, adotado pela Justiça Eleitoral para garantir mais segurança durante o processo das eleições, já pode ser feito nos cartórios eleitorais. Apesar de não ser obrigatório, muitos moradores se anteciparam e já estão fazendo o agendamento para realizar o cadastro.

Luiz Fernando dos Santos, de 19 anos, é morador de Tatuí e decidiu ir ao cartório eleitoral para fazer o cadastro biométrico. “Acho bem mais fácil e prático pela biometria. Sem contar na segurança que traz”, afirma.

Assim como o Luís, outros moradores foram até o cartório de Tatuí, que atende sete municípios da região, para agendar o cadastro do novo sistema. Por conta da alta procura, as datas para o cadastramento em Tatuí só estão disponíveis a partir de abril.

O comerciante Edmur Liberato foi um dos moradores que se antecipou. Agendou em dezembro para levar o novo título com as impressões digitais cadastradas. “Aproveitei para agendar, pois assim evito as filas. Como já está disponível, é mais prático ter o cadastro biométrico e agora está tudo resolvido”, afirma.

Biometria
Segundo o chefe do cartório de Tatuí, Rodrigo Ricardo de Proença Oares, a biometria garante mais segurança nas eleições. "É uma tecnologia utilizada pela Justiça Eleitoral para identificar o eleitor no momento do voto. Essa identificação é feita por meio das digitais e isso elimina a possibilidade de um eleitor votar no lugar do outro”, explica.

A Justiça Federal ainda não definiu todas as cidades que terão eleições municipais com o novo sistema biométrico. A expectativa é que o sistema esteja implantado em todo estado de São Paulo em 2018.

Cadastro
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, CPF e comprovante de endereço, para comprovação da área eleitoral. Quem não possui título de eleitor e desejar tirá-lo, a emissão pode ser feita durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, homens também devem apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário