sábado, 13 de fevereiro de 2016

Tatuí realiza “Dia D Contra a Dengue” neste sábado

Prefeitura de Tatuí – Evandro Ananias
Passeio ciclístico será atração – Apenas quatro casos foram registrados em 2016

Tatuí dará neste sábado, 13, mais um passo na longa caminhada do combate ao mosquito Aedes aegpty, que além da dengue transmite também a febre chikungunya e o zika vírus. É o chamado “Dia D” que tem como objetivo mais uma vez chamar atenção da população sobre a gravidade das doenças e do surto que preocupam autoridades sanitárias de todo o mundo. O evento está programado para acontecer na Praça da Matriz, a partir das 9h. A organização é da Prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias de Saúde e de Esporte, Lazer e Juventude. Agentes de combate à dengue irão percorrer os estabelecimentos comerciais da região central para realizar a fiscalização e controle de criadouros. Na praça, uma equipe estará informando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para impedir a proliferação do mosquito. Serão distribuídos cartilhas e panfletos informativos para a população. 

Desde agosto de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações preventivas e de fiscalização para evitar a proliferação do mosquito transmissor. A atenção deste ano é redobrada, diante dos surtos de zika vírus e da febre chikungunya registrados em diversas cidades brasileiras. 

No combate ao mosquito Aedes aegypti a informação e a conscientização da população é fundamental. Faixas, panfletos e cartilhas informativas estão sendo disponibilizados de diferentes maneiras já que o papel da população é fundamental: a maioria dos criadouros está localizada nas próprias residências. “Todas as pessoas devem realizar, pelo menos uma vez por semana, uma vistoria em seu imóvel, para não permitir que existam focos para multiplicação do mosquito”, adverte o coordenador do setor de combate à dengue, Tony Sumio Ogata.

A situação em Tatuí, por enquanto, está sob controle, devido às campanhas realizadas nos anos anteriores e da antecipação das ações em 2015. Em 2016, foram registrados apenas quatro casos da doença no município, sendo apenas um autóctone. Nenhum caso de zika vírus ou da febre chikungunya foram registrados.

“Mesmo a situação estando sob controle não podemos relaxar. A dengue é uma doença séria e agora o mosquito é responsável por mais duas outras doenças que vem causando um alerta em todo o país”, relata o secretário de Saúde, Umberto Fanganiello Filho, o Tuta.

A novidade fica por conta de um passeio ciclístico, que terá concentração também a partir das 9h. “Trata-se de uma forma de envolver a população e de mostrar que toda nossa cidade está unida nesta cruzada tão importante, afinal está em jogo a saúde de todos nós. Todos que têm a sua bicicleta e gostam de pedalar podem participar”, explica o secretário de Esportes, Miguel Lopes Cardoso Junior. 

Também no sábado, a partir das 8h, a equipe do Posto de Saúde do jardim Santa Rita irá realizar as ações no bairro, como fiscalização nas residências, além da distribuição de panfletos informativos e dar dicas de como acaba com o mosquito. Cerca de 30 pessoas estarão envolvidas nessa ação.

Reunião preparatória / Nesta quinta-feira, 11, a Secretaria da Saúde promoveu uma reunião com o objetivo de pedir engajamento de toda a comunidade para o combate à dengue. Mais de 70 pessoas participaram do encontro, na Câmara Municipal, entre eles, secretários e diretores municipais, representantes de clubes, associações, entidades, condomínios, empresas e grupos de escoteiros. O evento teve a participação da diretora da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEM, Região de Sorocaba, Sueli Yazumaro Dias e o do chefe de Operações de Campo da SUCEM, Isaías Ribeiro. 

Cuidados com o Mosquito Transmissor / As principais recomendações e cuidados são simples e já de conhecimento das pessoas: eliminar água que fica acumulada em calhas, ralos, pratos de vasos de plantas e pneus, além de manter caixas d’água sempre bem fechadas. Se for viajar o cuidado deve ser redobrado, antes de deixar a residência, o morador deve verificar se não está abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito. É recomendado prestar atenção em espaços que nem sempre são lembrados, como vasos de plantas, ralos e inclusive nos coletores de água da geladeira e do ar condicionado.

A população deve estar também atenta aos sintomas da dengue, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Na presença de alguns desses sintomas é importante procurar imediatamente o serviço de saúde e nunca se automedicar. O serviço de saúde está apto para oferecer tratamento adequado e acompanhamento médico gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário