quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Inclusão de alunos especiais é destaque na volta às aulas em Tatuí

Secretaria de Educação – Juliana Prado
Projeto chega ao segundo ano consecutivo - Estudante recebeu cadeira adaptada

Os 13.777 alunos matriculados na rede pública municipal de ensino de Tatuí iniciaram o ano letivo na última segunda-feira, 15. Eles estão em 25 creches, 44 pré-escolas e 25 escolas do ensino fundamental, ciclo I e II. As creches não tiveram paralisação, porém 290 novas crianças foram integradas ao sistema, no mês de janeiro. 

Durante o período de férias, todas as unidades foram dedetizadas como medida preventiva para controle e eliminação de possíveis insetos. Também durante o recesso duas novas creches, da Avenida das Mangueiras e da Avenida Firmo Vieira de Camargo, tiveram obras de ampliação concluídas e passam agora a receber alunos da pré-escola. São 50 novas crianças em cada unidade, 100 no total. 

Para os educadores, o ano letivo começou uma semana antes com um ciclo de capacitação, especialmente destinado aos professores da educação infantil. O encontro reuniu 105 profissionais na creche Chiquinha Rodrigues, que fica no centro da cidade. O circuito de oficinas teve como tema o “Acolhimento na Educação Infantil”. “O objetivo é promover a reflexão sobre a importância desse momento para as crianças e os pais e ainda elaborar propostas educativas que vão favorecer essa etapa tão importante para os pequenos”, esclarece a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori. 

Outra novidade da rede é a inclusão de alunos com necessidades especiais. Para isso, a rede pública conta com um projeto inovador que já é referência e serve de exemplo para outros municípios, inclusive de outros estados. Os cuidadores têm como missão incluir as crianças nas atividades dentro e fora da sala de aula, auxiliando o professor e adaptando o conteúdo. O aluno é recebido já no portão e acompanhado durante todo o período de aula. Hoje são 32 cuidadores integrados à estrutura municipal. 

Logo na primeira semana de aula, o aluno Jeanderson Pereira, do terceiro ano, da escola Accácio Vieira de Camargo, recebeu uma cadeira e uma mesa adaptada para facilitar seus estudos. Janderson é portador de diplegiaespástica moderada e alteração cognitiva leve, déficit de equilíbrio e dificuldade de marcha. “Os cuidadores são muito bons, muito prestativos, eles fazem um trabalho excelente. Só tenho a agradecer a todos. A cadeira em si é interessante, por que adapta muito bem o corpo dele e para ele ter um pouco de desenvoltura no corpo. Essa cadeira tem uma evolução melhor para ele”, comentam Valdirene de Fátima Pereira e Anderson Pereira, mãe e pai do aluno assistido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário