quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Postos de Saúde de Tatuí recebem câmaras de refrigeração de vacinas

Geladeiras convencionais são substituídas por equipamento específico para conservação

O município acaba de receber um importante reforço na conservação de vacinas. O Departamento de Vigilância Epidemiológica acaba de adquirir sete novas câmaras imunobiológicas, que garantem a refrigeração segura dos medicamentos. O investimento é de R$ 49 mil, fruto de parceria entre a Prefeitura de Tatuí e o Governo Federal. 

As unidades contempladas são Jardim Gonzaga, Vila Angélica, CDHU, Santa Cruz, Santa Rita, Rosa Garcia e Vila Esperança. As substituições das geladeiras convencionais pelo novo refrigerador tiveram inicio em 2013 quando sete unidades receberam novos equipamentos. “Com essa nova etapa de reaparelhamento, agora no início de 2016, todas as unidades básicas de saúde da zona urbana, onde existe maior demanda de vacinação, contam agora com as câmaras específicas para armazenamento das doses. Antes geladeiras comuns, dessas que são usadas em residências, eram usadas para conservação”, explica o secretário municipal de Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta.  
Cada equipamento tem capacidade para armazenar até 5 mil doses de vacinas contra vírus, bactérias e toxinas, entre elas poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola tríplice viral, além de soros.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a câmara fria tem um sistema de temperatura interna que varia entre 2 e 8 graus, que pode ser regulado. “É mais um avanço para nossa saúde, pois evitamos a perda de medicamento. Mesmo no caso de falta de energia elétrica, o equipamento funciona por até 48 horas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário