domingo, 8 de agosto de 2010

Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe Alex Klein

Reconhecido como um dos mais renomados músicos eruditos que o Brasil já produziu, o maestro e oboísta Alex Klein apresenta-se com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no próximo dia 14 de agosto – um sábado -, no teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. Será a primeira apresentação do artista junto ao grupo artístico-pedagógico do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, uma instituição de ensino musical do Governo de São Paulo.

Em sua primeira participação frente ao grupo que une músicos profissionais a alunos-bolsistas de nível avançado, Alex Klein atuará como regente e solista. No programa, estão duas obras do Padre José Maurício Nunes Garcia (“Abertura em Ré” e “Abertura Zemira”), além do “Concerto para Oboé”, de Haydn, e da “Sinfonia nº 5 em Si-Bemol”, de Schubert.

Além deste concerto, o maestro Alex Klein atuará como regente frente à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em outras duas ocasiões, nos dias 4 e 7 de setembro, dentro da programação do 3º Encontro Internacional de Cordas. No dia 4, a orquestra terá como solista a violinista Elisa Fukuda e, no dia 7, o contrabaixista romeno Katalin Rotaru.

Desde o início deste ano, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí vem recebendo como maestros convidados regentes destacados da cena nacional e internacional. Dentre eles, estiveram Roberto Tibiriçá, Fabio Zanon, Abel Rocha e WagnerPolistchuk, que esteve à frente do grupo no último sábado, 31, em apresentação que marcou o encerramento do Festival de Inverno de Campos de Jordão, na cidade de Campos do Jordão. O concerto foi acompanhado por cerca de 2.500 pessoas segundo a organização do evento.

Criada no ano de 1985, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí é ferramenta importante no processo de profissionalização de músicos. Como alunos do Conservatório de Tatuí, nela já atuaram importantes músicos da cena nacional – alguns deles, atuais integrantes de orquestras como a Osesp. É, ainda, um dos principais grupos da instituição que completa 56 anos de fundação no próximo dia 11 de agosto.

Alex Klein
Artista com livre trânsito nas mais importantes salas de concerto internacionais, diretor artístico do Festival Internacional de Música de Câmara em São Paulo - Oferenda Musical, é também maestro do Festival Sunflower (Kansas, EUA), maestro do Festival de Música de Saint Berthélémy (Antilhas Francesas), Diretor Artístico do FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina) e se apresenta regularmente como regente convidado e solista junto às melhores orquestras, em diversos países.

Foi vencedor do Prêmio Grammy em 2002 como melhor solista instrumental pela gravação do Concerto para Oboé, de Richard Strauss, sob regência de Daniel Barenboim e Orquestra Sinfônica de Chicago, assim como conquistou o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Genebra – um dos mais prestigiosos do cenário musical. Além desses prêmios, Klein venceu o Concurso Internacional de Oboé de Tóquio, Concurso Internacional de Oboé Fernand Gillet (EUA), Concurso Jovens Solistas do Festival de Música de Aspen, Concurso do Conservatório de Música de Oberlin (EUA), Concurso Internacional Primavera de Praga e Concurso Internacional de Oboé de Nova York, além de vários prêmios no Brasil.

De 1995 a 2004 ocupou o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago, apresentando-se também como solista da Orquestra da Filadélfia, da Suisse Romande e dividindo o palco com solistas como Pinchas Zukerman e Itzhak Perlman. Dentre os maestros com quem já atuou, destaque para Daniel Barenboim, Pierre Boulez, Sir Georg Solti e Plácido Domingo.

Sua extensa discografia inclui os concertos para oboé e cordas de Vivaldi, obras de Schubert, Hummel, Tellemann, Bach, Albinoni, Britten, Martinu, Strauss, Bliss, entre outros.
Foi Diretor Artístico da Oficina de Música de Curitiba entre 2001 e 2005 e participa regularmente de grandes festivais internacionais como o Instrumenta Verano (México), Festival de Oboé Alex Klein (China), Festival de Música de Aspen (EUA), Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira (Portugal), Festival de Música do Pacífico (Japão), Festival de Música de Santa Fé (EUA), dentre muitos outros.


Alex Klein ministra regularmente masterclasses na Juilliard School of Music, nos Conservatórios Nacionais de Paris e Lyon (França) e no Conservatório Central de Música de Pequim (China).

Nenhum comentário:

Postar um comentário