domingo, 22 de agosto de 2010

Tatuí será pólo oconômico da próxima década, diz secretário de Estado



Texto e foto: jornal O Progresso de Tatuí 

Tatuí será o próximo pólo econômico do Estado de São Paulo na próxima década. É o que sustentou o secretário estadual de Gestão Pública, Marcos Monteiro, em entrevista a O Progresso, na manhã de sexta-feira, 20. Segundo ele, o governo do Estado de São Paulo identificou, na cidade, um novo caminho para o desenvolvimento do sudoeste. “Estimamos que o município cresça como Sorocaba, que registrou um ‘boom’ por conta da vinda de novas indústrias”.

A própria escolha do município para sediar o Poupatempo fixo – e não de Itapetininga, cidade sede da microrregião –, conforme Monteiro, é prova de que o governo não só acredita como investe nessa linha. “Estamos fazendo um investimento pesado aqui, investimento em função do reconhecimento da pujança econômica da região e de um novo momento do Estado”, argumentou o secretário.

O Poupatempo veio a Tatuí, segundo ele, também por força de uma “ocupação geográfica”. “Uma das nossas estratégias é começar a transferir alguns serviços que estão concentrados na máquina de administração direta, estou falando diretamente das secretarias de Estado, para o Poupatempo, para poder atender bem”, disse.

A transferência inclui, a princípio, os serviços na área de trânsito até então sob responsabilidade das Ciretrans (circunscrições regionais de trânsito). A perspectiva da ocupação geográfica, na visão de Monteiro, vai desonerar o Estado ao enxugar sua estrutura. “Ao concentrar os serviços de trânsito no Poupatempo, nós desativaremos boa parte das Ciretrans”.

Este é, conforme o secretário, o caminho a ser adotado não só em Tatuí, mas em todas as cidades que sediam o Poupatempo fixo. “A estratégia é concebida para o Estado todo. O que eu diria é que não faz muito sentido ter o mesmo serviço prestado em dois órgãos com padrão de qualidade diferente, o que é incoerente”. Contudo, ainda não há um prazo definido para essa “fusão”. “Nós tentaremos, dentro do prazo a ser determinado, unificá-los no Poupatempo, que é significativamente mais rápido e mais eficiente”, adicionou Monteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário