domingo, 22 de agosto de 2010

2º Encontro Nacional de Corais tem início na próxima 5ª-feira

Programação traz concertos diários, entre eles oito gratuitos
Terá início na próxima quinta-feira, 26, o 2º Encontro Nacional de Corais do Conservatório de Tatuí, evento voltado ao aperfeiçoamento técnico e difusão dos corais, manifestação artística musical encontrada nos diferentes segmentos. Entre os grupos convidados, há corais de Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Rio de Janeiro. A coordenação geral é do professor e maestro Cadmo Fausto.
O enfoque principal do evento será a música brasileira e os spirituals - cânticos dos negros, levados como escravos à América do Norte na época de sua colonização e que constituíam uma forma de os escravos darem expansão aos seus sentimentos de fé e esperança. Mas a programação artística privilegia ainda grupos infantis e os mais diferentes repertórios. Das 16 apresentações abertas a qualquer interessado, oito são gratuitas. Todas acontecem no Teatro “Procópio Ferreira”, às 17h e 20h30.
“Pesquisamos as principais tendências a fim de contarmos com um programa variado, para agradar aos mais diferentes públicos. Por outro lado, teremos profissionais renomados atuando junto às pessoas que se inscreveram para participar das atividades técnicas”, afirmou Fausto.
A abertura do Encontro Nacional de Corais será na noite de quinta-feira, 26, às 20h30. O Coro do Conservatório de Tatuí – que será o grupo residente e fará todas as aberturas dos concertos principais – será o primeiro a entrar no palco. Em seguida, será a vez do Voz Ativa Madrigal, regido por Ricardo Barbosa, coro de São Paulo que realizou por duas vezes turnês pela Alemanha.
Na sexta-feira, 27, estão programadas oficinas e palestras, além da primeira apresentação da “Mostra de Corais” – concertos com entrada franca que seguem diariamente, sempre a partir das 17h20. Na sexta, a atração especial será o Coro da Cidade “Professor José dos Santos”, que fará reapresentação do Musical “Cordel do Lampião”, sob regência de Cibele Sabioni. O grupo, que é mantido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Conservatório de Tatuí, apresenta-se na terça, 24, mas os ingressos para essa data estão praticamente esgotados. A reapresentação vem a calhar para quem quer conferir a bem humorada versão da biografia de Lampião.
Ainda na sexta, 27, às 20h30, após abertura com o Coro do Conservatório de Tatuí, acontece apresentação do Coro Brasil Ensemble da Universidade Federal do Rio de Janeiro, regido por Maria José Chevitarese, com proposta de divulgar a música brasileira contemporânea.
No sábado, 28, às 17h20, a Mostra de Corais terá participação do Coro Vozes da Caterpillar, de Piracicaba, regido por Malu Canto; do Coro Madrigal Pérola, sob regência de Marcos Rogério Tinareli; do Coro Flex em Canto, regido por Edmo Perandin; e do Coro Madrigal Vivace, da maestrina Vasti Antique. Às 20h30, após o Coro do Conservatório de Tatuí, apresenta-se o Grupo Vocal Black Voice, regido por Sônia Campos, com um repertório totalmente spiritual.
 No domingo, 29, último dia do evento, a Mostra de Corais traz o Coro Madrigal Uniso (também coordenado por Cadmo Fausto), o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, do maestro Ronaldo Silva e o Coro Canarinhos da Terra, da maestrina Vasti Antique. O encerramento será do Coro do 2º Encontro Nacional de Corais, formado pelos participantes do evento e sob regência de Mara Campos e Sonia Campos, e do Madrigal in Casa, grupo da cidade de Campinas, regido por Beatriz Dokkedal.
Entre os professores que ministrarão atividades técnicas e pedagógicas no evento estão Mara Campos, Sonia Campos, Maria José Chevitarese e Eduardo Laikchevits (que coordena o Coro da TV Globo, no Rio de Janeiro).

SERVIÇO
2º ENCONTRO NACIONAL DE CORAIS
De 26 a 29 de agosto
Coordenação: Cadmo Fausto
Apresentações diárias às 20h30 com ingressos vendidos a R$ 10
Apresentações nos dias 27, 28 e 29, às 17h20, com entrada franca
Venda e retirada de ingressos antecipadamente, de terça a sexta, das 15h às 19h e nos dias dos eventos
Informações: 15 3205-8444

foto: Coro da Caterpillar, de Piracicaba: uma das atrações

Nenhum comentário:

Postar um comentário