sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Concertos inéditos no Conservatório reunirão banda e VJ

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz neste mês de setembro três apresentações de “Os Planetas”, famosa obra do inglês Gustav Holst. Serão dois concertos didáticos, voltados exclusivamente a adolescentes, e um concerto com participação de um VJ (vídeo-jóquei), uma iniciativa com raros precedentes na história da música erudita. As apresentações terão regência do maestro Dario Sotelo.

Nos dias 1º e 2 de setembro, às 10h30, o Teatro Procópio Ferreira deverá receber estudantes do Ensino Médio das redes municipal e estadual de ensino da região. Na ocasião, além da apresentação da obra, eles acompanharão explicações sobre o funcionamento de uma banda sinfônica e terão acesso a detalhes tanto da biografia do compositor como da história da composição. Ambas as apresentações terão entrada franca, com agendamento prévio.

Já no dia 3 de setembro, às 20h30, o concerto terá a participação especial do vídeo-jóquei Edgar Salmen “Edmosh”, reconhecido na cena musical. O VJ é um vídeo-performer e a sua atividade, o VJing, é uma forma de expressão artística relativamente nova. Ela se refere a uma apresentação ao vivo, improvisada ou não, de manipulação de imagens. O termo VJ, vídeo-jóquei surgiu originalmente no início dos anos 80, nos Estados Unidos, para denominar os apresentadores de videoclipes em TV americana. Mas foi em meio à cultura eletrônica, no início dos anos 90, que O VJ, ou vídeo-jóquei, manipulava imagens ao vivo, buscando uma interação com a música, o público e o ambiente, geralmente em festas de música eletrônica. O VJ mistura imagens, manipulando e misturando as imagens eletrônicas ao vivo, interagindo com a música, o público e o ambiente.

“Durante a apresentação da obra, o VJ fará a criação simultânea, dentro do teatro. Não tenho conhecimento de nenhuma iniciativa como esta no universo de banda sinfônica”, destacou o maestro Dario Sotelo. Uma reapresentação da obra, também com participação do VJ, está agendada para o dia 26 de setembro, na cidade de Serra Negra.

As apresentações de “Os Planetas” fazem parte de projeto artístico-pedagógico de integração de diferentes áreas do Conservatório de Tatuí. Ele envolve a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além de professores e alunos das áreas de Sopros-Madeiras, Sopros-Metais, Percussão Sinfônica, Piano/Harpa, Cordas e Teoria. “O objetivo do projeto é realizar estudo de obra referencial do repertório sinfônico internacional sob vários aspectos, culminando em sua execução em concerto. Para tanto, os alunos envolvidos realizaram pesquisas sobre o compositor e sua obra, bem como a contextualização histórica e estética, buscando informações gerais sobre forma e estrutura musical e apresentação da versão original orquestral e da transcrição para banda sinfônica”, disse Sotelo.

A ação conta ainda com palestras de apresentação geral da obra, distribuição de partes aos professores de sopros, percussão, piano/harpa e canto coral para o estudo de importantes passagens com os alunos e realização de seleção com os alunos de instrumento para a participação nos concertos. São, ao todo, mais de uma centena de alunos dos instrumentos piccolo, flauta, oboé, clarinete, clarone, fagote, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, piano, harpa, percussão e contrabaixo.

Os Planetas

Gustav Holst levou quase três anos para compor esta suite, cuja estreia ocorreu em 29 de setembro de 1918. A obra tem sete movimentos, um para cada planeta - Plutão não foi incluído porque só foi “descoberto” em 1930 e, em 2006, banido do sistema solar – a saber: “Marte, o Portador da Guerra”, “Vênus, o Portador da Paz”, “Mercúrio, o Mensageiro Alado”, “Júpiter, o Portador da Alegria”, “Saturno, o Portador da Velhice”, “Urano, o Mago” e “Netuno, o Místico”.

A obra-prima de Holst foi utilizada em comerciais, jogos eletrônicos (Escape Velocity Nova, Super Mario Bros. 3), em filmes (Os Eleitos, Star Wars, Mr. 3000), séries (Cosmos de Carl Sagan e Os Simpsons), música ("Dazed and Confused" do Led Zeppelin ao vivo, Diamond Head, Overkill, Frank Zappa e Vangelis), entre muitas outras referências.


Gustav Holst nasceu em Cheltenham, Inglaterra, no ano de 1874. Começou a compor ainda na escola secundária, passou dois meses em Oxford aprendendo contraponto e seguiu para o Royal College of Music onde estudou composição. Durante toda sua vida foi um místico interessado em ocultismo. Morreu em Londres, em 25 de maio de 1934.

Edgar Salmen, VJ convidado

Edgar Salmen, conhecido como Edmosh, é produtor audiovisual há sete anos e reside na cidade de Botucatu. Começou a atuar como VJ na cena eletrônica e clubes em 2006, desde aí participando das principais festas e festivais dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Com a evolução da técnica de manipulação de vídeo em tempo real, Edmosh se tornou um dos pioneiros em apresentações de Vídeo Mapping no Brasil. Já foram inúmeras apresentações e, inclusive, conquistou o mercado da publicidade para grandes empresas brasileiras como a General Motors do Brasil. Neste ano, foi selecionado nos dois concursos dos quais participou – VJ Torna Brasil e Tribaltech Multi Cult Art Festival, conquistando maior prestígio e reconhecimento nesta cena.

SERVIÇO

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí em “Os Planetas”
Dario Sotelo, regente
Concertos Didáticos
1º e 02 de Setembro de 2010 - 10h30 - Entrada franca
Concerto Especial
3 de Setembro de 2010 – 20h30 - Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia entrada)
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP
Venda de ingressos antecipada: de terça a sexta, das 15h às 19h, e, nos dias de eventos, até as 21h30
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário