segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ESTÁ SUSPENSA EM TODO O ESTADO DE SP

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo suspendeu temporariamente a campanha de imunização antirrábica em todo o Estado devido a suspeita de contaminação nas vacinas. A decisão ocorreu após o número de notificações de reações adversas e de óbitos de animais notificados à Coordenadoria de Controle de Doenças superarem os registros dos anos anteriores. Em apenas dois dias, 567 cães e gatos vacinados na capital apresentaram efeitos colaterais, 38% delas consideradas graves, como dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias.
Guarulhos foi o município com o maior número de eventos adversos, com 40 casos até a suspensão. A cidade, ao lado de São Paulo, registrou sete casos de choque anafilático em bichos vacinados. Quatro gatos e dois cães não sobreviveram aos episódios. Outros quatro animais morreram no interior do Estado desde o início da vacinação antirrábica.
O Instituto Pasteur, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, irá investigar se os casos foram reações adversas da imunização. A pasta já informou o Ministério da Saúde, responsável pela compra e distribuição das vacinas aos estados, sobre o problema ocorrido em São Paulo. Não há uma previsão para o retorno da vacinação.
Tatuí não registrou óbitos de animais - Em Tatuí, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu ao que foi recomendado e suspendeu a vacinação. Mais de 600 animais já foram vacinados, na zona rural e na zona periférica da cidade. Segundo o médico veterinário Evaldo Campos, do Setor de Zoonoses, nenhum registro de óbito aconteceu no município até o momento por conta da vacinação antirrábica.
Evaldo orienta que em qualquer situação de risco a saúde do animal, o proprietário deve procurar um médico veterinário de sua confiança. Em caso de dúvida, o Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, fica na rua José Ortiz de Camargo nº 594. Ele funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone de contato é o (15) 3305-8855.


Fonte: AI/Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário