quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Equipe de Tatuí é tetracampeã do Rally dos Sertões

Dobradinha no pódio dos caminhões da Ford Racing Trucks/Território Motorsport. Vitória de Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca, seguida dos vice-campeões Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika

A equipe de Tatuí Ford Racing Trucks/Território Motorsport fez bonito na 18ª edição do Rally dos Sertões que teve início em Goiânia no dia 10 e terminou na sexta-feira (20) em Fortaleza. Os F4000 Território 4x4 fizeram dobradinha e garantiram mais um título para a equipe oficial da Ford Caminhões. Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca são os Campeões 2010 da categoria, seguidos do trio Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika. Já Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Vinícius conquistaram o terceiro lugar nos Pesados (T4.2) na estreia do novo Cargo 4x4 nos ralis.

Os irmãos Cassol, gaúchos de nascimento mas goianos de coração (residem há muitos anos em Rio Verde/GO), praticamente revezaram as vitórias nas Especiais e cravaram uma disputa saudável dentro do próprio clã, uma vez que ambos estrearam nos Caminhões. Das 10 Especiais Marcos ganhou três, enquanto Vanderlei foi o mais rápido em cinco dias, inclusive a última especial percorrida entre Sobral e o Beach Park, em Fortaleza, palco de chegada do rali.

Saldo mais que positivo para os guerreiros off-roaders dos três trios da equipe que aceitaram o desafio de encarar a segunda maior prova off-road do mundo com um sabor diferente. Marcos/Mello e Vanderlei/Lélio estrearam na categoria, já os tricampeões da prova em 2007/2008/2009, Piano/Mendes, passaram a fazer parte agora dos Caminhões Pesados.

"Foi um resultado excelente para a equipe e tanto Marcos quanto Vanderlei estão de parabéns pela conquista no primeiro ano que pilotaram caminhão no Sertões e foi muito bom tê-los no time este ano, como também o Rodrigo e Lélio. Eles entraram para somar e ter caminhões nas duas categorias e competidores tão competitivos isto só engrandece o espírito da Território Motorsport", afirma Edu Piano, piloto e chefe da equipe de Tatui.

Piano que é tetracampeão na prova na geral dos Carros (2005) e Caminhões (2007/2008/2009) e responsável pelos projetos das F4000 4x4 e do Cargo 4x4, sai satisfeito com o histórico colhido sobre o novo caminhão durante os dias da prova: "O objetivo principal era completar as 10 especiais e chegar em Fortaleza, isto por si só já é uma vitória e conseguimos, com exceção da última especial que optamos em não largar, pois não mudaria nosso resultado. Temos um caminhão surpreendente nas mãos na primeira prova que participamos, depois dos ajustes que vão ser feitos com as informações colhidas aqui, o melhor campo de teste que existe, o caminhão ficará pronto. Em nome da equipe agradeço a todos os patrocinadores que acreditaram mais uma vez nosso potencial", finaliza.

"Resultado não é só estar no lugar mais alto do pódio. Foi um aprendizado este Sertões e creio que apenas adiamos o tetracampeonato porque não fossem estes pequenos ajustes estaríamos disputando a ponta, porque o Cargo é muito bom e potente e adorei mudar de categoria", ressalta o navegador cearense.

Declarações dos Campeões e Vice-Campeões nos Caminhões sobre os respectivos títulos, conquistados no Rally dos Sertões 2010

Marcos Cassol (piloto campeão): "A equipe trabalhou muito bem e a Território mais uma vez implacou com os caminhões que têm ritmo seguro, confiabilidade e durabilidade. Além das orientações fundamentais de Edu Piano, tivemos uma peça fundamental que foi o Davi, um co-piloto tetracampeão e para se ganhar um rali precisa ter cabeça. E sem falar que ter como maior concorrente meu irmão, que é um ótimo piloto e me surpreendeu. Ganhar este título foi emocionante"

Rodrigo Mello (navegador Campeão): "Este título foi uma espera de 15 anos e o Sertões é a maior referência que nós que fazemos rali podemos ter. Para nós que somos dos Carros é muito diferente o timing, a tocada e cheguei a ficar com um pouco de receio no início, mas logo que começamos a prova a história mudou. O caminhão é sensacional, confiável, agüenta o tranco e me surpreendeu. E achei a categoria muito unida, depois deste Sertões percebi que o espírito do rali está na categoria Caminhões"

Vanderlei Cassol (piloto vice-campeão): "Estava dois anos parado e voltei em uma categoria totalmente diferente. Levamos três dias para nos adaptar não somente com o caminhão, mas com as pessoas e o ambiente. Foi sensacional esta experiência. Vencemos cinco das 10 especiais, entrei no Jalapão na quinta posição e sai em segundo no acumulado e terminar com vice é indescritível. Fora a durabilidade do caminhão que não estragou quase nada e não furamos nenhum pneu"

Lélio Junior (navegador vice-campeão): "Depois deste Sertões estou até pensando em mudar definitivamente de categoria. Foi maravilhoso, gostei bastante e o bicho anda viu. Montamos estratégia e seguimos em frente. Deu tudo certo, só não contávamos a com as penalizações nas etapas iniciais, mas ainda assim terminamos em segundo. Estar numa equipe com estrutura é outra coisa"

Acompanhem as notícias da equipe durante o rali no blog e veja o canal da Ford Caminhões no YouTube

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Termicom, Goodyear, Garrett e Cummins e apoio da Cobreq, Revescap, Truckvan, Eaton, Molas Fabrini, Plato Diesel e Knorr-Bremse.

Resultado acumulado dos caminhões em 10 etapas (quatro primeiros)

Caminhões Leves (T4.1)
1º - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Ford F4000) - 27h55min44s1
2º - Vanderlei Cassol/Lelio Carneiro/Henrique Oliveira (Ford F4000) - 30h03min52s1
3º - Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) - 30h49min20s8
4º - Kenner Santos Garcia/Ronie Von Silva (Ford F250) - 32h41min19s6

Caminhões Pesados (T4.2)
1º - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (Ford Cargo 1722) - 32h47min51s1
2º - Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725) - 33h38min40s6
3º - Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Alves (Ford Cargo 1722 4x4) - 39h44min58s2
4º - André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto (Mercedes Benz Atego) - 42h49min28s5

Nenhum comentário:

Postar um comentário