domingo, 22 de agosto de 2010

Grupo de Percussão recebe professor de universidade alemã em concerto

Carlos Tarcha elege repertório eclético para apresentação que acontece dia 2 de setembro
O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, escola de música, luteria e artes cênicas do Governo de São Paulo, recebe uma série de convidados especiais para o concerto que acontece na quinta-feira, dia 2 de setembro, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí. O convidado principal é Carlos Tarcha, percussionista brasileiro que, atualmente, é professor titular da Escola Superior de Música de Colonia, na Alemanha.

O programa do concerto é eclético: traz oito obras que vão de Tom Jobim e Gary Burton a Paulo Chagas. Alguns dos destaques são “Ionisation”, a obra para percussão mais importante da primeira metade do século XX e a primeira escrita para “orquestra de percussão”; “II Construction”, de uma série de três, composta por E. Cage - compositor, filósofo e escritor americano que exerceu a maior influência na linguagem musical do século XX.

O programa traz ainda “Tierkreis”, de Stockhausen, que compôs as melodias para os signos do Zoodíaco como parte de uma obra para teatro musical. “Originalmente concebidas para caixinhas de música, essas melodias podem ser apresentadas em versão instrumental, com variações livres de timbres, tessitura e dinâmica. As melodias apresentadas serão: Aquário, Áries, Touro, Leão, Escorpião e Capricórnio”, comenta Tarcha.

O concerto contará ainda com “Chega de Saudade”, numa versão arranjada e gravada por Gary Burton, e “Bonfim”, de Paulo Chagas, que utiliza uma linguagem rítmica forte e direta e uma extensa gama de sons eletrônicos, superpostos a gravações de rua da festa do Bonfim, em Salvador. “O compositor integra esses diversos elementos num processo de criação original, onde a assimilação cultural é oferecida como uma síntese e resulta numa obra com muitas cores e de grande impacto”, disse Tarcha. “Bonfim” foi escrita em 1994 e estreada pelo Duo Diálogos (integrado por Tarcha) no Festival Synthèse em Bourges, na França.

Carlos Tarcha
Estudou percussão com Ernesto De Lucca, na Escola Municipal de Música de São Paulo e com Christoph Caskel, na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, onde graduou-se com a nota máxima. Apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica Municipal, American Composers Orchestra, Orquestra Jazz Sinfônica e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi professor da Escola Municipal de Música de São Paulo e de festivais por todo o Brasil. esenvolve também intensa atividade como camerista, participando de inúmeros grupos, como o Duo Diálogos de Percussão (1987/98), Duo Clarone e Percussão (com Luis Afonso Montanha), Quinteto Arrigo Barnabé, Ensemble Contrast Köln, musikFabrik NRW etc, atuando nos principais teatros, festivais de música e séries de concertos do Brasil e em vários países da Europa. Participou da estréia de dezenas de obras de compositores brasileiros. Sua discografia inclui o CD Contemporary Percussion Music from Brazil, (selo G.H.A, 1995),  participações em trabalhos dos compositores Eduardo Seincmam, Osvaldo Lacerda, Gilberto Mendes, Flo Menezes, Ernst Widmer, Arrigo Barnabé e Gil Jardim, bem como diversas produções das orquestras Jazz Sinfônica, Sinfônica Municipal de São Paulo e do Ensemble musikFabrik NRW. Foi percussionista e timpanista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e professor da Universidade de São Paulo, onde concluiu o mestrado em 1998. Desde 2001 é professor titular de percussão na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha.

SERVIÇO
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Carlos Tarcha, convidado especial
Luis Marcos Caldana, coordenação
Quinta-feira - 02.Setembro - 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro - Tatuí-SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia entrada; alunos do Conservatório de Tatuí não pagam ingresso)
Venda antecipada: de terça a sexta, das 15h às 19h
Informações: 15 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Foto: Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário