domingo, 22 de agosto de 2010

'O Progresso' apresenta novo layout

Do jornal O Progresso de Tatuí



Letras mais espaçadas, cores e desenhos novos. Estas são algumas das novidades que o jornal O Progresso de Tatuí traz aos seus leitores a partir desta semana. O bissemanário inaugurou, hoje, domingo, 22, seu novo projeto gráfico. Ele é composto de mudanças – algumas significativas e outras mais sutis – adotadas de modo a garantir maior conforto aos leitores do jornal mais antigo do município. O Progresso foi fundado em julho de 1922, há 88 anos.

A edição “inaugural” traz, além de novas fontes para os títulos, a inclusão de uma nova paleta de cores. Dessa maneira, as páginas de notícias gerais (cidade e esporte) trazem elementos com cores mais próximas ao pastel. Já as do “Zoom”, caderno especial destinado à divulgação de reportagens culturais e com diagramação “mais solta”, tem cores mais fortes. O leitor também notará, ao folhear o jornal, que existe um novo layout para as colunas “Prisma”, da escritora e poetisa Cristina Siqueira, e de cinema e resumo de novelas, além dos classificados.

As fontes das matérias e reportagens continuam serifadas. Este tipo de letra, com os cantos mais arredondados, é indicado para publicações que trazem conteúdos mais extensos e completos, de maneira a evitar o cansaço visual. Os títulos também trazem novidades. São escritos numa fonte com kerning (espaçamento) mais balanceado. A anterior tinha menos espaço entre uma letra e outra, o que, em algumas situações, dava a impressão de que elas se fundiam.

A maior mudança, contudo, está presente na capa, que traz agora o resultado da enquete, em gráficos, e a previsão do tempo para o dia da circulação. A fonte de informações climáticas é o site “Tempo Agora” (www.tempoagora.com.br). O resultado da enquete estará presente nas edições de final de semana (domingos). As quartas-feiras trarão somente a previsão do tempo. O projeto foi idealizado por Erivelton de Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário