quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vanderlei Cassol vence a 7ª etapa para Ford Racing Trucks/Território Motorsport


Trio liderado por Vanderlei Cassol é o mais rápido na etapa 7 e Marcos Cassol chega em segundo nos Caminhões Leves. Enquanto Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Vinícius ficam em terceiro nos Pesados

Balsas (TO) - Das sete etapas realizadas até o momento no Rally dos Sertões, a Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, de Tatuí, venceu seis delas. Na etapa de quinta-feira (17) que ligou São Felix do Tocantins (TO) e chegou a Balsas (MA) os mais rápidos foram Vanderlei Cassol/Lélio Junior/Henrique Furika, com o tempo de 2h47m30s. Foi a quarta conquista para equipe. Em segundo lugar, nos Leves (T4.1), vem Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca com 2h59m, os líderes dos Caminhões no acumulado.

Na categoria dos Pesados (T4.2), Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Vinícius finalizaram em terceiro lugar, na segunda parte da etapa Maratona, cuja Especial foi reduzida de 485 para 210 quilômetros. O trio está também em terceiro lugar na categoria, no acumulado dos dias.

Os dois F4000 Território 4x4 (T4.1 - leves) e o novo Cargo 4x4 (T4.2 - Pesados) mostraram mais uma vez sua robustez e competitividade numa prova com o padrão Rally dos Sertões. Todos cruzaram a temida etapa do Jalapão com Maratona, aquela que não permite apoio mecânico e começou no sexto dia e terminou no sétimo.

"O interessante foi que começamos o dia em quinto e terminamos em segundo lugar no acumulado entre os Caminhões. Estou muito feliz com minha quarta vitória em especiais do Sertões. Caso a Especial não tivesse sido cortada, o meu tempo provavelmente diminuiria mais", diz Vanderlei satisfeito com o desempenho que vem obtendo, no ano em que estreia na categoria. "Foi bem cansativa com muita erosão e ainda enfrentar o deslocamento final foi até pior que a própria especial. Mas é muito bem ter passado por mais este desafio", conclui Lélio o navegador.

Por outro lado, Marcos aliviou o pé do acelerador e está somente administrando a vantagem obtida nas etapas anteriores. "Tivemos um problema e paramos por alguns minutos para solucionar, depois retornamos para prova. Procurei ter cautela para poupar o equipamento, porque agora faltam três dias para o final do Sertões e o foco é manter o ritmo e admininstrar mesmo", explica o piloto, líder nos Caminhões.

Aventura no rio - Por sua vez, os experientes competidores Edu Piano e Solon Mendes, tricampeões da prova nos Caminhões em 2007/2008/2009 tiveram de driblar algumas intercorrências com o novo Cargo 4x4. Devido a um problema de aquecimento, cuja temperatura chegou a 140graus, pararam duas vezes para abastecer o radiador. Mas depois que toda a água acabou, inclusive a que tinham para beber, foram obrigados a interromper a especial descer cerca de 6 metros num rio para encher os compartimentos. Com isto perderam muito tempo, mas guerreiros que são, retornaram à prova, completaram o trecho e ainda garantiram o terceiro lugar nos Caminhões Pesados.

"No total perdemos cerca de 1h30 para solucionar estes problemas, que são normais para um equipamento em desenvolvimento, porque são informações fundamentais para a preparação do Cargo. Mas achei a especial dura, com muita quebradeira, inclusive no deslocamento final, que na verdade seria a especial que cortaram. E vamos seguindo nosso objetivo de concluir todas as etapas e chegar a Fortaleza", diz Piano, tetracampeão do Sertões (2005 na geral dos Carros e os três últimos anos nos Caminhões) que completa 15 anos de Rally dos Sertões.

Mendes ressalta: "Só foi tão difícil por causa destas dificuldades do caminhão que ainda está sendo desenvolvido. Porque se não estaríamos brigando pela ponta porque temos equipamento para isto. No mais estou adorando andar nos caminhões grandes, a visibilidade é melhor e maior e o "bicho" é forte", brinca o navegador cearense.

Nesta quarta-feira, 8ª etapa, são 653 quilômetros de percurso com mudanças de terreno e muita navegação, além do uso de balsa no deslocamento final. A especial terá 183 quilômetros e o restante será de um cansativo deslocamento.

Acompanhem as notícias da equipe durante o rali no blog e veja o canal da Ford Caminhões no YouTube

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Termicom, Goodyear, Garrett e Cummins e apoio da Cobreq, Revescap, Truckvan, Eaton, Molas Fabrini, Plato Diesel e Knorr-Bremse.

Resultado Extra-Oficial Etapa 7 (17/ago) - Rally dos Sertões
Três primeiros de cada categoria - Caminhões

Caminhões leves (T4.1)
1) Vanderlei Cassol/Lelio Junior/Henrique Furika - 2h47min30s
2) Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca - 2h59min00s
3) Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder - 3h02min30s


Caminhões Pesados (T4.2)
1) André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto - 2h53min00s
2) Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva - 4h32min35s
3) Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Vinícus - 4h00min57s

Nenhum comentário:

Postar um comentário