domingo, 29 de agosto de 2010

Polícia investiga morte de menor em pista de skate

Do jornal O Progresso de Tatuí, edição de 25.08.2010

A morte de um adolescente de 16 anos está sob investigação policial. O menor faleceu na madrugada do dia 13 deste mês, após ter passado mal numa pista de skate próxima do Conjunto Residencial Orlando Lisboa (CDHU). Ele apresentava falta de ar e precisou ser levado ao Pronto-Socorro Municipal. O pai teria chamado o resgate depois que recebeu uma ligação, às 2h. A causa da morte ainda depende de laudo pericial. Preliminarmente, constatou-se que o jovem teve enfisema pulmonar (doença crônica na qual os tecidos do pulmão são gradualmente destruídos).

“O filho ligou para o pai pedindo socorro, dizendo que estava muito mal”, contou o delegado titular do município, José Alexandre Garcia Andreucci, que comanda as investigações. Conforme o delegado, depois do telefonema, o pai dirigiu-se ao local. Lá, teria encontrado o filho em “visível estado alterado”. Testemunhas disseram à polícia que o jovem teria caído, quando andava de skate, e batido com o peito no chão. Depois da chegada do resgate do Corpo de Bombeiros, o adolescente foi transferido ao ambulatório com quadro já agravado.

Por volta das 2h30, o menor não resistiu e faleceu. A partir daí, a PC registrou a ocorrência e deu início às investigações. O laudo necroscópico acusou a causa da morte como enfisema pulmonar. Contudo, Andreucci solicitou laudo complementar químico-toxicológico, para apurar se o óbito está relacionado à ingestão de bebida alcoólica ou de entorpecente. “Nós apuramos que, naquela noite, os jovens que estavam com o menor fizeram uso de bebida alcoólica”, disse o delegado. A polícia também já tem o endereço do bar que teria vendido a bebida aos adolescentes. Além de álcool, eles teriam feito uso de drogas.

A pista de skate onde o menor passou mal também está sendo alvo de investidas policiais. Somente neste mês, duas prisões ocorreram no local por tráfico de drogas. “O que recomendamos aos pais de adolescentes é que controlem o horário dos filhos e tomem muito cuidado e atenção com quem eles estão andando”, falou Andreucci. De acordo com ele, “é preciso haver um comprometimento dos pais e um acompanhamento mais específico”. “As pistas de skate já estão tendo um monitoramento melhor; agora, cabe aos pais o cuidado”, adicionou.

Além da causa da morte, a PC investiga a venda de bebida aos menores, crime previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e de entorpecentes no local. Até o momento, os investigadores sabem que o adolescente que faleceu era usuário de droga. “Ele fazia uso de maconha e, de vez em quando, ingeria cocaína. Também conseguimos levantar que, naquele dia, ele tinha comprado um litro de pinga num bar próximo à pista onde estava”, relatou Andreucci.

Para ele, o quadro de enfisema – que levou o menor a óbito - teria sido agravado pelo consumo excessivo de entorpecente misturado ao álcool. “Isso tudo vai ser detectado pelo laudo complementar. No momento, nos preocupamos em responsabilizar quem vendeu bebida e drogas aos menores”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário