terça-feira, 31 de agosto de 2010

Orquestra de Violões da Alemanha fará duas apresentações no Conservatório de Tatuí



Ensemble GuitArt faz participação no especial ´Violões Brasileiros´ e recital exclusivo nos dias 8 e 9 de setembro, ambos com entrada franca


 O Ensemble GuitArt, orquestra de violões alemã regida por Helmut Oesterreich, faz duas apresentações especiais no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, escola de música do Governo de São Paulo, nos próximos dias 8 e 9 de setembro. Ambas as apresentações são gratuitas.
  
Em sua primeira turnê pelo Brasil, o Ensemble GuitArt faz participação especial no projeto “Violões Brasileiros” na quarta-feira, 8, às 20h30. Na ocasião, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí e a Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí recebem os convidados Quarteto Abayomi e Duo Rosa-Rochel de Violões – além do próprio GuitArt – para apresentação com repertório formado exclusivamente por música brasileira.

Na abertura da noite, o duo Rosa-Rochel, formado por Marcelly Rosa e Paulo Rochel (ambos alunos do Conservatório de Tatuí) apresentam “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim.

 Em seguida, o Quarteto Abayomi, vencedor do Mapa Cultural Paulista edição 2009-2010 na categoria música instrumental, apresenta as obras “Disparada” (de Geraldo Vandré e Théo de Barros) e “Gente Humilde” (de Garoto, Vinícius de Moraes e Chico Buarque). O quarteto é formado por Adriano Paes, Juliana Oliveira, Josiane Gonçalves e Patrícia Nogueira.

 A Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Márcia Braga, apresenta na mesma noite as composições “Dama Carioca” (de Geraldo Ribeiro) e “A Furiosa” (de Paulo Belinatti). Já a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenada por Edson Lopes e formada por músicos profissionais e alunos da instituição, apresentará obras de Waldir Azevedo (“Vê se Gostas”, “Cinema Mudo” e “Delicado”) e Antonio Carlos Gomes (“O Burrico de Pau”).

 O grupo a se apresentar na seqüência será o Ensemble GuitArt, sob regência de Helmut Oesterreich e Stephan Werner. Os 29 alemães apresentam obras de Telemann, Mozart, Joaquin Rodrigo e Federico Moreno Torroba.

 O encerramento colocará no palco todos os cinco grupos da noite para apresentação de “Canta, Canta Mais” e “Falando de Amor” (de Tom Jobim), Mafuá (de Armandinho Neves) e “Bachianinha nº 1” (de Paulinho Nogueira).

 Ensemble GuitarArt

No dia 9, quinta-feira, também às 20h30, o Ensemble GuitArt faz recital especial sob regência de Helmut Oesterreich e Stephan Werner. No programa, estão obras de W.A. Mozart (“Adagio”), Antonio Vivaldi (“Concerto em Ré Maior”), Belinda Reynolds (“Begin”), Telemann (“Concerto di Camera”), Federico Moreno Torroba (“Sonatina”) e Joaquin Rodrigo (“Fantasia para un Gentilhombre”).

 O Ensemble GuitArt, vencedor do 4º Concurso de Orquestras de Violões da Alemanha (1996), é formado por 29 jovens talentosos violonistas alemães, mais especificamente da região de Heidelberg e com participação de alguns convidados especiais das redondezas. O grupo foi formado em 1991 por Helmut Oesterreich. Desde então, vem trabalhando num repertório intenso, visando representar a todas as épocas musicais, incluindo a Renascença (com obras de William Byrd e Emmanuel Adriaenssen assim como transcrição da Suite Peer Gynt de Edvard Grieg), música contemporânea, música minimalista e arranjos de jazz e pop – este últimos estão sempre representados nos programas. O grupo realizou várias gravações para as rádios SDR e MDR e parte desse repertório está num CD produzido pelo Conselho Musical Alemão. No ano de 1997, o GuitArt realizou um intercâmbio com a Orquestra de Violões Cottbuser e, nos anos de 1998 e 1999, realizou duas turnês pela Ucrânia, onde participou do "International Guitar-Festival of Crimea". Em 2000 o GuitArt apresentou-se no Pavilhão Alemão da “Expo 2000” em Hannover, e desde esse ano o grupo tem feito turnês internacionais, patrocinado pelo Instituto Goethe, pela Bulgária (Plovdiv, Sofia, Varna), Hungria (Budapeste, Györ, Szeged), Georgia (Tbilisi), Bosnia (Mostar, Sarajewo), Irlanda (Dublin, Galway), Estonia (Tallinn, Tartu, Narva, Viljandi) e, neste ano, no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo).

 SERVIÇO

Dia 8 de setembro – 20h30
 Violões Brasileiros
 Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí, Ensemble GuitArt, Quarteto Abayomi e Duo Rosa-Rochel de Violões
 Dia 9 de setembro – 20h30
 Ensemble GuitArt (Alemanha)
 Helmut Oesterreich, coordenação

 Teatro Procópio Ferreira -  Rua São Bento, 415 -  Centro – Tatuí-SP
 Entrada Franca
 Retirada de ingressos: de terça a sexta das 15h às 21h ou no dia do evento
 Informações: 15 32058444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário