segunda-feira, 7 de junho de 2021

Começa nesta segunda-feira a "Semana do Meio Ambiente" em Tatuí

Serão atividades on-line e presenciais que estão sendo desempenhadas ao longo do ano. A novidade será o lançamento do livro O Rio Tatuí.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

07/06/2021 | A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza a partir desta segunda-feira (07/06) mais uma Semana do Meio Ambiente, com diversas atividades virtuais e presenciais relacionadas ao tema e que reforçam as ações que já estão sendo desempenhadas ao longo do ano.

Entre os dias 07 e 11/06, acontecerá a “Feira de Adoção On-line”, no Facebook da Secretaria https://bit.ly/2RVH6zv , com fotos dos animais que estão disponíveis para adoção no Canil Municipal. A pessoa interessada em adotar um dos animais deve entrar em contato pelo telefone (15) 3205-1199 e fazer um agendamento prévio para ir até o Canil e conhecer o animal, assinando o termo de adoção. As visitas acontecerão diariamente, das 9h às 12h.

No mesmo período (07 a 11/06), será executado o primeiro cercamento e plantio de árvores para recuperação de nascentes deste ano, como parte do Programa Municipal de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares. Este Programa visa a proteção de matas ciliares, nascentes e regiões de recarga de aquífero, bem como o aumento da cobertura de vegetação nativa em mananciais e a conservação do solo, por meio da restauração das matas ciliares.

Outra atividade que faz parte da Semana do Meio Ambiente é o lançamento do livro “O Rio Tatuí”, na terça-feira (08/06), na plataforma digital “Escolariza”. O livro apresenta um levantamento de dados e um diagnóstico de toda a mata ciliar do rio que dá nome à cidade, além de intervenções e o registro fotográfico da nascente à foz. O Rio Tatuí, em seus 44 km de extensão, possui mais de 210 nascentes e abriga cerca de 400 espécies de animais, além de ser responsável por 60% da água de abastecimento do município de Tatuí. O livro será disponibilizado para toda a Rede Municipal de Educação, na plataforma digital “Escolariza”. Seu conteúdo poderá ser utilizado para aulas interdisciplinares, permitindo aos estudantes identificarem conteúdos de acordo com a sua realidade local, proporcionando sensibilização, aprendizagem e transformação da realidade por meio do processo educacional.

Na quarta e quinta-feira (09 e 10/06), será realizada a “Capacitação em Manejo de Árvores Urbanas”, com a parte teórica na Câmara Municipal, das 8h às 17h, na quarta-feira; e a parte prática, das 8h às 12h, no dia seguinte. O curso busca conscientizar a população sobre a importância e a necessidade do manejo adequado da arborização urbana no município, visto que as árvores existentes em espaços públicos e áreas particulares urbanas proporcionam ao meio natural inúmeros benefícios na qualidade de vida da população.

Por fim, na sexta-feira (11/06), às 9h, ocorrerá mais uma ação do Projeto “ARborizAR”, que promove o plantio de mudas de árvores em espaços e prédios públicos que possuam calçadas igual ou maior a 2 metros de largura, criando os “Espaços Árvore”, como são reconhecidos. O plantio será na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e terá a participação dos membros da Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet).

Dia Mundial do Meio Ambiente – Desde 1972, o dia 5 de junho é comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pelas Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de chamar a atenção da população para as questões ambientais, para a importância da preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade.

No entanto, apesar dos esforços para orientar a política ambiental em todo o planeta e do progresso na cobertura de áreas protegidas e conservadas, o mundo tem ficado muito aquém dos compromissos com o meio ambiente. No ensejo de reviver os ecossistemas danificados como agora, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou, no sábado (05/06), a “Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas”, um impulso global para reavivar espaços naturais perdidos para o desenvolvimento. São os ecossistemas que restauram toda a Terra, quanto mais saudáveis eles forem, mais saudável será a população.

“Não podemos voltar no tempo. Mas podemos 
  • cultivar árvores, 
  • tornar nossas cidades verdes, 
  • renovar nossos jardins, 
  • mudar nossas dietas, 
  • limpar rios e encostas, 
  • combater as mudanças climáticas e 
  • prevenir uma extinção em massa. 
Nossa intenção é que as pessoas entendam que a situação em que nos encontramos é grave, mas sempre há algo que podemos fazer, temos que permanecer positivos e temos que agir”, comenta a diretora de Planejamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, Fabiana Grechi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário