terça-feira, 4 de maio de 2021

Dia da Literatura Tatuiana é lembrado com vídeos sobre Chiquinha Rodrigues e Paulo Setúbal

Espetáculo sobre Chiquinha Rodrigues foi produzido por Donny Barros, Fernanda Xavier, Leonardo Carvalho e Pedro Couto.

Divulgação / Prefeitura de Tatuí

04/05/2021 | Neste dia 4 de maio se comemora o Dia Municipal da Literatura Tatuiana, instituído em 2012, que relembra o nascimento de Chiquinha Rodrigues e a morte de Paulo Setúbal. Em menção ao dia, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, disponibiliza dois vídeos em seu canal no Youtube sobre estas duas personalidades do Município.

O vídeo sobre Chiquinha Rodrigues, intitulado “ReVerso 2012 – A Emérita Professora” é um espetáculo executado pelo Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, produzido por Donny Barros, Fernanda Xavier, Leonardo Carvalho e Pedro Couto, com coordenação de produção de Rogério Vianna. Ele pode ser visto no link: https://bit.ly/3efqZVC. Parte do acervo do Museu, o vídeo foi gravado de forma caseira e registra um pouco da trajetória de vida de Chiquinha Rodrigues, filha do professor Adauto Pereira, que encontrou na figura do pai o exemplo para escrever sua história na alfabetização.

Um documentário de 1993, produzido por Roberto Moreira, com o nome de “Paulo Setúbal Romancista e Poeta – Encontros”, também foi disponibilizado no Youtube. Nele, pessoas contam histórias da carreira do escritor tatuiano. O vídeo está disponível no link: https://bit.ly/3thy78j

Para conhecer detalhes do Museu Histórico “Paulo Setúbal” e assistir a mais vídeos, basta acessar: https://bit.ly/3rebu51.

Dia Municipal da Literatura Tatuiana – Esta data foi criada em 2011 e instituída por meio da Lei Municipal nº 4.581, de 27 de setembro de 2011. O dia 4 de maio foi escolhido devido a dois fatos importantes na história da cidade: o nascimento de Chiquinha Rodrigues, em 1886, e a morte de Paulo Setúbal, em 1937.

Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como “Chiquinha Rodrigues”, foi ex-prefeita de Tatuí, de saudosa memória, e denomina ruas na Vila Dr. Laurindo e no Bairro Guaxingú, em São Paulo, além de uma creche na Praça da Bandeira da cidade Ternura e duas unidades escolares na Capital Paulista. Chiquinha Rodrigues destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde.

O escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí, denomina seu Museu Histórico e a praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a Escola Estadual “Barão de Suruí” e a EMEF “João Florêncio”. É autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas, se encontram: “Alma Cabocla”; “As Maluquices do Imperador”; “A Marquesa de Santos”; e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí.

Com o intuito de valorizar os escritores tatuianos e fomentar novos escritores para a arte de criar e recriar textos, os produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna, do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, encontraram um dia propício no calendário anual para essa comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário