quarta-feira, 10 de abril de 2019

Tatuí e cidades da região recebem o Circuito SESC de Artes

Em Tatuí, atividades serão realizadas na Praça da Matriz no domingo, dia 14

A programação que passa por Tatuí, São Roque, Itu, Itapetininga, Itapeva e Itararé contempla shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos. Realizado pelo Sesc São Paulo, evento acontece em 121 cidades do Estado de São Paulo com mais de mil apresentações culturais divididas em 100 atividades artísticas.

Uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, se prepara para viajar pelo estado de São Paulo na 11ª edição do CIRCUITO SESC DE ARTES. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, o Circuito acontece de 29 de março a 14 de abril, de sexta-feira a domingo, das 16h às 21h30 em 121 cidades.

De atmosferas poéticas a explosões de cenas, de performances solo a grandes grupos, de trabalhos manuais a realidade virtual, o CIRCUITO SESC DE ARTES envolve 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas. Realizado desde 2008, o Circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CIRCUITO SESC DE ARTES cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 

121 cidades em três semanas

O Circuito é dividido em 14 roteiros que, em três semanas, percorrerão 121 cidades do interior, litoral, grande São Paulo e capital paulista que receberá atividades em 6 bairros da Zona Leste. Ao longo do dia, cada cidade terá uma programação composta de espetáculos, intervenções, vivências e oficinas. Em todas essas ações, haverá a mediação de artistas e educadores.

Para a realização do CIRCUITO SESC DE ARTES o Sesc São Paulo conta com a parceria das prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais. A coordenação dos trabalhos envolve equipes de diversas unidades do Sesc em todo o estado.

Destaques na região

Por onde passa, o CIRCUITO SESC DE ARTES leva atividades culturais que abordem diversas linguagens, com artistas, grupos, coletivos e companhias com longas e reconhecidas trajetórias. Itapetininga, Itapeva e Itararé são os destinos dos final de semana de 5 a 7 de abril. O espetáculo Sanfona Velha do Fole Furado aborda a cultura popular da região nordeste do Brasil. Com teatro de bonecos e música ao vivo a peça conta a história de Severino do Xaxado, neto de cangaceiros, medroso e encantado pela sanfona que vai ao Rio de Janeiro com o sonho de ser um músico de sucesso. Na área de música a banda Mango Mambo faz uma mistura entre Brasil, Argentina e México. O resultado é uma sonoridade com base em metais, cordas e percussão, lembrando as tradicionais orquestras caribenhas, com muito ritmo.

Tatuí

A turnê do projeto desembarca em Tatuí, São Roque e Itu de 12 a 14 de abril, onde o rap ganha destaque na programação com shows de Max B.O., rapper que já foi apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e do DJ Nato Pk, que integra o coletivo e selo independente Pau-de-Dá-em-Doido e a crew de DJs Só Disco Salva. O Circo Amarillo, tradicional grupo do circo paulista, também marca presença com o espetáculo Experimento Circo, onde dois personagens excêntricos constroem um jogo frenético, alternando números circenses tradicionais e contemporâneos, humor, música ao vivo e interação com o público.

Programação completa na região

Cidades:

Tatuí – Dia 14 de abril, domingo.
Praça da Matriz – Centro.

São Roque – Dia 12 de abril, sexta-feira.
Praça da Matriz – Centro.

Itu – Dia 13 de abril, sábado.
Praça da Independência – Centro.

Atrações:

Música

Max B.O. (SP)

Com mais de 20 anos de carreira, o MC, rapper e apresentador está divulgando seu mais recente álbum, O.M.M.M., primeiro trabalho de inéditas desde 2013 e depois de diversas parcerias com outros artistas. Explorando o talento para o freestyle ainda na Zona Norte de São Paulo, Max integrou os grupos Cartel SP e Boletim de Ocorrência até seguir carreira solo. Durante sete anos, também foi apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura.

Música

DJ Nato PK (SP)

Com mais de 21 anos de carreira, DJ Nato PK integra o coletivo e selo independente Pau-de-Dá-em-Doido e a crew de DJs Só Disco Salva. Produtor e beatmaker, foi pioneiro nas Batalhas de Beats em São Paulo e já fez parcerias com grandes nomes do rap paulista. Seus sets, normalmente feitos com vinis, são focados nas vertentes do rap brasileiro.

Dança

Supernada - Bichos Soltos – Clarice Lima & gente fina, elegante e sincera (SP)

Tem mulher-cabelo, tem pessoa-brilho e tem gente-grama. Mas quem são essas criaturas? "Bicho Solto" é uma intervenção coreográfica para crianças, pensada para espaços abertos. Quatro bailarinas vestidas com os figurinos-fantasias de seres desconhecidos interagem com o ambiente e com as pessoas, ao mesmo tempo em que invocam a memória do público e distorcem a lógica e os padrões sociais.

Sambada de Reis – Grupo Manjarra e Cia. Mundu Rodá (SP)

Inspirado na tradicional Dança do Cavalo Marinho Pernambucano, este cortejo musical tem um espírito de brincadeira e festa. Figuras mascaradas tocam instrumentos, dançam, brincam com o público e acompanham o Capitão Marinho, que compra uma série de máscaras dos personagens que aparecem para contar suas histórias em um grande baile em praça pública.

Circo

Experimento Circo – Circo Amarillo (SP)

Dois personagens excêntricos, que se dizem "primitivos do futuro", constroem um jogo frenético, alternando números circenses tradicionais e contemporâneos, humor, música ao vivo e interação com o público. O espetáculo mistura expressões teatrais e da dança com técnicas circenses como arame, malabarismo, mão a mão, diabolô, malabarismo com fogo e tecido.

Artes Visuais

Corte, Recorte, Serigrafe! – Augusto Sampaio (SP)

Os participantes da oficina vão produzir uma tiragem de cartazes impressos em serigrafia, com figuras desenhadas e recortadas, que serão usadas como estêncil para a impressão. Haverá temas especiais para crianças e para jovens e adultos, para que todo o público possa expressar sua criatividade nas serigrafias.

Literatura

Mediação de leitura com Coletiva Lobas – Coletiva Lobas (SP)

Convite às famílias para o despertar do olhar e do riso por meio de cantigas, brincadeiras e mediação de leitura. O repertório variado de atividades lúdicas e divertidas propõe estreitar laços por meio da literatura, poderosa ferramenta de transformação das relações afetivas.

Cinema

Cinema em Realidade Virtual – Parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (SP)

O público é convidado a experimentar a tecnologia imersiva que vem abrindo possibilidades de linguagens de cinema e novas formas de contar histórias. Será apresentado um panorama da produção recente com filmes curtos que exploram novos caminhos para a experiência em VR (“virtual reality” / realidade virtual).

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2019
De 29 de março a 14 de abril

Programação na Região:

Dias: 12, 13 e 14 de abril (Tatuí, São Roque e Itu)
Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.
Grátis. Livre.
A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.
Telefone: (15) 3332-9933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário