quarta-feira, 8 de junho de 2011

Percussão do Conservatório de Tatuí e saxofone: apresentações na sexta-feira, dia 10

O Conservatório de Tatuí, uma instituição do Governo do Estado de São Paulo, sedia três apresentações gratuitas na próxima sexta-feira, dia 10. Às 10h e 15h, no Teatro Procópio Ferreira, acontecem duas apresentações da série “concertos didáticos”, desta vez pelo Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Já às 19h, no Salão Villa-Lobos, haverá recital de conclusão de curso da formanda Lívia Gasterdelli. Todas as apresentações têm entrada franca.

Sob coordenação de Luis Marcos Caldana, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí apresenta a família dos instrumentos percussivos e, ainda, algumas criativas possibilidades na área – como a utilização de sacos de papel, vassouras e o próprio corpo como instrumentos. A idéia é apresentar, de forma criativa, os instrumentos a grupos de estudantes da rede de ensino. As apresentações integram a série de concertos didáticos organizada pelos grupos pedagógico-artísticos do Conservatório de Tatuí, voltada à formação de público. Mais de 800 crianças serão recebidas nas apresentações.

No programa dos concertos didáticos estão obras de Jared Spears (“Capricho Diabólico”), David Mancini (“Concerto para Bateria e Grupo de Percussão”), Vic Firth (“Roll of Rumba”), Bob Becker (“Atenteben”), Mark Ford (“Diálogo de Peles”), Larry Spivack (“Concerto para sacos de papel”), Chris Crockarell (“Brooms Hilda”) e William Schinstine (“Scherzo sem instrumentos”).

Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo grupo do gênero no país, abrindo caminho a outros semelhantes em solo nacional. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no Brasil. Com isso, os instrumentistas passaram a ter aperfeiçoamento individual e a aprimorar a experiência de apresentação em grupo. Ao longo de sua história, já contou com mais de 200 percussionistas-integrantes, recebeu inúmeros solistas e realizou concertos importantes nos país diferentes pontos de São Paulo e de outros Estados brasileiros. Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança. Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica.
Recital de Saxofone
Também na sexta-feira, dia 10, às 19h, com entrada franca, acontece recital de saxofone da formanda Lívia Gastardeli, acompanhada pela pianista Helena Scheffel. Aluna do professor Marcos Pedroso, a saxofonista apresenta-se em recital de conclusão de curso de aperfeiçoamento em instrumento. A organização do recital é do professor Juliano Kerber.
No programa do recital estão obras de Ronaldo Miranda (“Fantasia”), Michele Mangani (“Página D'Album”), C. Koechlin (“Épitaphe de Jean Harlow”), Astor Piazzola (“Piazzolando”) e Paul Creston (“Sonata”). O recital terá participação especial da flautista Mayara Filier.

SERVIÇO
10 de Junho
10h e 15h – Concertos Didáticos - Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luis Marcos Caldana, coordenação
Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415)
Entrada franca a estudantes e grupos de instituições. Agendamento prévio pelo telefone 15 3205-8431.

19h00 – Recital de Saxofone
Lívia Gastardeli, saxofone
Helena Scheffel, piano
Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415)
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário