sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projeto em parceria com o SENAI pretende revitalizar o Mercado Municipal e seu entorno

Tatuí caminha para receber um projeto piloto do SENAI (Serviço Nacional da Indústria), voltado para a restauração e conservação de bens culturais patrimoniais, em uma parceria da instituição com a Prefeitura de Tatuí, Secretaria de Estado da Cultura, ETEC Salles Gomes (Centro Paula Souza) e um clube de serviço local.

A reunião que discutiu os parâmetros deste projeto aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, no Centro na terça-feira, dia 10.

O coordenador do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico (NPPH) do SENAI de Sorocaba, professor Júlio Barros e sua assistente, Alzira Costa Rodrigues, apresentaram formalmente a um grupo de pessoas Programa de Formação Cultural nas áreas da Preservação do Meio Ambiente Cultural, utilizando-se da metodologia de Oficinas Experimentais.

Júlio Barros disse que o projeto seria piloto e diferente de outras ações similares que o SENAI realiza pelo Brasil. Hoje são 41 municípios atendidos pelo SENAI em cursos que visam o restauro de prédios históricos e seus contornos.


“Em Tatuí faríamos um pólo de irradiação desses profissionais, que seriam aqui treinados para atuarem neste campo promissor. O profissional receberia um complemento importante à sua formação e área de atuação na construção civil. O diferencial é que atuaríamos em conjunto com uma Escola Técnica Estadual, o que nos garantirá uma especialização profissional ainda inédita no Brasil”, destacou o professor do SENAI.

Estavam presentes ao encontro com os profissionais do SENAI os secretários Jorge Rizek (Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude), Luiz Antonio Voss Campos (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Aniz Eduardo Boneder Amadei (Governo e Negócios Jurídicos), o professor Cármino Frutuoso (diretor da ETEC Salles Gomes), Raul Vallerine (gerente do Mercado Municipal) e o advogado Simeão José Sobral (representante do Rotary Club de Tatuí).

Pelo cronograma de ações apresentado, o Mercado Municipal e seu entorno (Largo do Mercado até a Praça Anita Costa), ganhariam uma revitalização. Uma pesquisa já foi realizada e os imóveis catalogados. O prédio do Mercado foi construído em 1914 e embora algumas vezes reformado, nunca foi restaurado em suas condições originais.

“Há a necessidade de costurar esta grande parceria que está sendo proposta pelo SENAI. A Secretaria de Estado da Cultura já nos deu o aval e estamos viabilizando com outros setores da administração municipal e buscando um parceiro entre os clubes de serviço. É algo inédito e que irá revigorar uma região importante economicamente para o município e com uma bela história”, destacou Jorge Rizek.

Entre os cursos que podem vir a ser ministrados através deste projeto, estão: Carpinteiro Restaurador, Pintor Restaurador, Pedreiro Restaurador, Ferreiro Serralheiro Restaurador e Conservador de Acervo Museológico em Metal. Com especialização, através da ETEC Salles Gomes, poderiam surgir alguns cursos de especialização profissional, como: Analistas de Patologias e Prospector de Sistemas Tradicionais, Tratador dos Metais das Edificações Históricas, Conservador de Bens Artísticos, Decorativos e Estrtura em Metal, entre outros.

Em breve, o secretário Jorge Rizek deverá apresentar formalmente o projeto para outros setores da sociedade e realizar um evento para marcar a assinatura do convênio entre a administração municipal e o SENAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário