sábado, 14 de maio de 2011

ALL reduz prazo de entrega de arroz

Noticiário cotidiano - Portos e Logística
Qui, 12 de Maio de 2011 08:32

Com a demanda por produtos alimentícios aquecida no mercado doméstico, a América Latina Logística (ALL) lançou nesta semana um serviço de trens expressos que vai abreviar de 15 para 5 dias o transporte de arroz do Sul do país para o Estado de São Paulo.

O novo serviço elimina as paradas para carregamento em sete cidades e transporta arroz ensacado diretamente de Uruguaiana (RS) para um terminal em Tatuí (SP), de onde a carga é distribuída para o mercado consumidor. A cidade gaúcha é uma das maiores produtoras do grão no Estado.

"Boa parte do volume de arroz transportado do Sul para São Paulo precisava de um tempo de trânsito curto. Como anteriormente só conseguíamos entregar em 15 dias, perdíamos toda a carga que demandava um prazo menor", afirma Felipe da Silva Guimarães, Superintendente Industrial da ALL.

A expectativa é que, às atuais 15 mil toneladas de arroz transportadas mensalmente, seja adicionado um volume de 12 mil toneladas. Segundo Guimarães, o aumento do volume pode gerar um incremento de receita de R$ 18 milhões anuais.

Além da produção de Uruguaiana, a ALL faz o transporte também do arroz oriundo das regiões de Porto Alegre, Rio Grande e Alegrete. É estudada pela empresa de ferrovia a implantação de terminais para carregamento em Cruz Alta, Cacequi, Santa Maria e Bagé, grandes produtoras e beneficiadoras do produto.

O segmento de arroz responde pela maior parte do volume de produtos industrializados com origem no Estado gaúcho movimentados pela ALL, que tem clientes como Camil, Josapar, Pirahy, Pileco e SLC. As produtoras do grão no Estado são as regiões de Uruguaiana, Alegrete, Porto Alegre e Rio Grande.

"Basicamente, o investimento realizado agora foi a realocação de locomotivas, que estavam subutilizadas, para a prestação do novo serviço. Ao todo, serão 25 trens fazendo o serviço", explica Guimarães.

Em fase de estudos desde o começo do ano, a implantação do chamado trem expresso será apresentada hoje pelo gerente de produtos Industrializados da ALL, Alonso Bee, durante o Seminário Internacional sobre a Logística do Arroz, que acontece durante a Expoarroz, em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Fonte: Valor Econômico/Fábio Pupo | De São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário