quarta-feira, 18 de maio de 2011

Escola centenária de Tatuí é restaurada


O prédio da Escola Municipal João Florêncio foi construído em 1909 e tombado em 2002
Da Redação / TV Tem

Uma escola centenária de Tatuí está sendo restaurada. O local já serviu para apoiar soldados na revolução de 1932.

A movimentação da criançada e dos professores deu lugar aos operários. Nas salas, o conteúdo das aulas de geografia e português continua escrito nas lousas, mas já faz quase cinco meses que os alunos não frequentam a escola. O prédio está com a estrutura danificada e as infiltrações na parede e o velho chão de taco já representavam um risco aos estudantes.

O prédio da Escola Municipal João Florêncio foi construído em 1909 e tombado em 2002 pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Em 2010, a Prefeitura encaminhou ao governo do Estado um projeto para restauração da escola. O plano foi aprovado e o Estado repassou uma verba de R$ 1,8 milhão para o início das obras.

São mais de cem de anos de história que serão resgatados em apenas um ano. Ete é o tempo previsto para a restauração da escola João Florêncio. Mas, a estrutura será mantida, desde as salas de aula ao antigo pátio, onde aconteciam as reuniões e festividades da escola. Tudo para preservar a memória do primeiro grupo escolar de Tatuí.

Os porões do prédio já serviram de abrigo às tropas da Revolução Constitucionalista de 1932. É o que conta o historiador de Tatuí Renato Camargo, que também estudou no colégio em 1956 e conhece as riquezas culturais e históricas que existem no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário