quarta-feira, 18 de maio de 2011

'Jovem Doutor' no combate à dengue

Programação de palestras sobre dengue em escolas municipais

O Projeto Jovem Doutor, programa vinculado ao setor de Telemedicina da USP (Universidade de São Paulo) e Secretaria Municipal da Saúde, está realizando palestras de conscientização e combate à dengue nas escolas municipais. A iniciativa vem sendo trabalhada desde o início do ano, quando os alunos participantes dos projetos visitaram todas as creches municipais fazendo este mesmo trabalho.

Na terça-feira, dia 17, a escola visitada foi a Emef Allan Alves de Araújo, no Bairro Tanquinho. Os palestrantes foram Daniel de Souza, 12 anos, e João Paulo Soares Antunes, 13 anos, ambos estudantes da Escola.

Daniel está no projeto há dois anos e disse que quando entrou no projeto não imaginava como seriam as atividades que precisaria realizar. “Imaginava que era só sentar e ficar olhando”, diz o menino. Ele, que falou para cerca de 636 alunos nos dois dias e períodos de aula da escola, afirma que “já acostumou a falar em público”, superando uma dificuldade que tinha.

Durante a palestra, demonstrações são feitas aos alunos, mostrando, por exemplo, como deve se matar os ovos do mosquito em locais de difícil retirada da água, colocando sabão em pó, detergente ou sal de cozinha. Outras exemplificações também são feitas com pneus, vasos e pratos de plantas, miniatura de geladeira, caixa d’água e piscina. Material educativo foi distribuído e os alunos puderam ver larvas do mosquito da dengue levados para demonstração.

As duas turmas que participaram da palestra tiraram muitas dúvidas, e para muitas delas a resposta foi adquirida através de Cláudia de Fátima Soares, agente da saúde do Setor de Combate e Prevenção a Dengue. Cláudia trabalha há dois anos na Secretaria da Saúde e acompanhou os jovens doutores na última palestra.

Entre os espectadores na segunda palestra, realizada ao 6º e 8º anos da escola, Diego Moreira dos Santos, de 11 anos, testemunhou como é passar ileso pela doença, por duas vezes. Em 2009, todos em sua casa, sendo ele, o pai e a mãe, contraíram a dengue, e logo curado o garoto foi diagnosticado novamente com a doença. “Tenho medo”, diz Diego sobre a possibilidade de contrair pela 3ª vez a doença, e esta avançar para a dengue hemorrágica. Em seu cotidiano ele conta que toma muito cuidado, inclusive com o recipiente de água das suas 5 galinhas de estimação e locais que possam acumular água.

A programação das palestras do Jovem Doutor passará por novos locais: dia 18 de maio, na Emef Lígia Vieira de Camargo Del Fiol, na Vila Angélica, a partir das 8h e no dia 23 de maio, a partir das 13h, na E.E. Barão de Suruí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário