quinta-feira, 19 de maio de 2011

Premiado ‘Rosa de Cabriúna’ será reapresentado dia 29, às 18h

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta no próximo dia 29 de maio, em horário especial dominical - a partir das 18h00 - o espetáculo “Rosa de Cabriúna”. A comédia sertaneja, escrita por Luis Alberto de Abreu e com direção de Carlos Ribeiro, terá apresentação única no Teatro Procópio Ferreira.

A apresentação é uma das seis agendadas para a temporada 2011, neste primeiro semestre. O espetáculo está em cartaz desde 2009 e a montagem recebeu prêmios importantes em dois festivais nacionais. Em 2010, com “Rosa de Cabriúna”, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí foi a grande vencedora do 23º Festival de Teatro do Rio de Janeiro, realizado em âmbito nacional; e conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante no 38º Fenata – Festival de Teatro de Ponta Grossa, Paraná.

“Rosa de Cabriúna” foi escrito por Luís Alberto de Abreu, em 1986, para o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, no SESC Anchieta em São Paulo, que também realizou a montagem de "Xica da Silva", do mesmo autor. Trata-se de uma adaptação do romance "Alice", de José Antonio da Silva. Nela, as filhas do Coronel Zé Inácio, fazendeiro e chefe político, fazem promessa para São Gonçalo para arranjarem um noivo. Rosa, a mais velha, pede o capataz da fazenda de seu pai, Tonho Gago e é atendida pelo santo. Mas, um novo capataz chega à fazenda e divide o coração da moça. "Rosa de Cabriúna" está repleta de referências à cultura popular.

Na adaptação de Carlos Ribeiro, o espetáculo também conta com música ao vivo, trazendo músicas como “Ora Viva São Gonçalo”, “Viva a Vida”, “Moreninha”, “Baile na Roça”, entre outras.

O elenco é formado por Dalila Ribeiro (Rosa), Daniele Silva (Hortência/Lavadeira 1/Carpideira), Fernanda Mendes (Petúnia/Carpideira), Ana Hélia (Magnólia/Carpideira), Mabliane Jacob (Margarida/Carpideira), Camila Vieira (Miosótis/Carpideira), Ana Raquel (Violeta/Lavadeira 2/Madrinha), Rogério Vianna (Carroceiro/Cel Getúlio Vaz), Marcos Caresia (Zé Inácio), Adriana Afonso (Benta/Beraldo), Carlos Ribeiro (Fazendeiro), Carlos Doles (Tonho Gago/Juiz/Médico), Hugo Muneratto (Fidelis Antônio Ramos/São Gonçalo/Esmeraldino/Churrasqueiro), Nathalie Abreu (Ponciana), Carlos Alberto Agostinho (Filho do Fazendeiro / Soldado 1), Gabriel Tonin (Demônio/Tenente da Polícia/Coveiro), Willian Priante (Soldado 2) e Lázaro Catel (Fulano). Cenografia e adereços são de Jaime Pinheiro; figurinos, de Carlos Alberto Agostinho (tendo Lázaro Catel como costureiro), maquiagem, de Dalila Ribeiro; iluminação de Odilon Lamego. Atuam como músicos Carlos Ribeiro e Leandro Melo Oliveira (violão) e Pedro Vercelino (percussão).
Cia. de Teatro.

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí une professores, atores e atrizes profissionais a alunos de nível avançado do curso de artes cênicas, mantido pela mesma instituição. Em sua fundação, o grupo reunia professores, assistentes e bolsistas do curso de formação de atores, se propondo a fazer trabalhos de alto nível e funcionando como estágio de aperfeiçoamento para os alunos. Além de dar oportunidade para o desenvolvimento do trabalho do ator, os alunos podiam, ainda, se aperfeiçoar em maquiagem, figurino, sonoplastia, iluminação, contrarregragem e direção. A estreia oficial do grupo ocorreu em 1987 com o espetáculo “Adeus Fadas e Bruxas”, de Ronaldo Ciambrone, sob direção de Antonio Mendes. Em 1988, o grupo monta “A Ironia do Riso”, de Antonio Mendes, sob direção de Beth Ozuch; e “O Gato de Botas”, adaptação e direção de Antonio Mendes. No VI Festival Estadual de Teatro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, o grupo participa com os dois espetáculos, cada um dentro de sua categoria, e conquista prêmio de Melhor Direção, Indicações de Melhor Ator e Sonoplastia por “A Ironia do Riso” e premiação de Melhor Direção, 3º Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação e indicação de Melhor Atriz por “O Gato de Botas”.

Temporada 2011
No primeiro semestre deste ano, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí conta com seis apresentações. No dia 26 de março, a Cia. de Teatro estreou a temporada no Teatro da FIB, em Boituva, com o espetáculo “Vereda da Salvação”. O espetáculo também é apresentado dia 22 de maio, às 18h, no Teatro Procópio Ferreira, e dia 3 de julho, em horário a ser definido, no Teatro da Casa de Cultura “Tarsila do Amaral”, em Capivari.
O espetáculo “Rosa de Cabriúna” também tem três apresentações agendadas: dia 28 de maio, às 20h30, dentro da 3ª Mostra Sérgio Nunes de Artes Cênicas, no Teatro Municipal Miguel Cury, em Ourinhos; dia 29 de maio, às 18h, no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí; e, dia 30 de julho, às 20h30, no Teatro da Casa de Cultura “Tarsila do Amaral”, em Capivari.

SERVIÇO
29.Maio – 18h00
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Espetáculo “Rosa de Cabriúna”
Luis Alberto de Abreu, texto
Carlos Ribeiro, direção
Não recomendada para menores de 14 anos
Teatro Procópio Ferreira - Rua São Bento, 415
Centro – Tatuí – SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados)
Retirada/compra de ingressos: de terça a sexta, das 15h às 19h, ou nos dias de eventos até as 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário