domingo, 29 de maio de 2011

Espetáculo ‘Retirantes’ une música, dança e literatura

Duas apresentações voltadas à formação de público, dia 31

O Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí – um equipamento do Governo do Estado de São Paulo – faz duas apresentações do espetáculo “Retirantes” no dia 31 de maio, terça-feira, às 10h e 14h, com entrada franca. O grupo é formado exclusivamente por alunos da escola de música e artes cênicas e tem coordenação de Dalila Ribeiro e Míriam Braga.

“Retirantes” une, principalmente, música e dança. O espetáculo retrata a cultura nordestina e suas cantigas populares que, passadas de boca em boca, tornaram-se o que é hoje - parte importante da cultura brasileira. “A poesia também se mostra um valioso instrumento nessa grande ‘suíte nordestina’ que busca valorizar a bonita região, dando ao público a oportunidade de uma visita não só a sua casa, mas ao cotidiano, ao povo, trabalhos e lazeres dos mesmos”, afirmam as coordenadoras.

Em “Retirantes”, serão apresentadas canções folclóricas, samba de roda, maracatu, roda de capoeira – com participação especial do Grupo de Capoeira Regional Paulista –, além de declamação de poesias e canções como “Seca” (Djavan), “Luar do Sertão” (João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense), “Lamento Sertanejo” (Dominguinhos e Gilberto Gil), entre outras. O espetáculo visa a formação de público.

O Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí foi formado em março de 2010. Seus integrantes buscam pesquisar diferentes culturas e inovar, criando novas formas de apresentar músicos. Expressões artísticas como dança, teatro, literatura e artes plásticas, são combinadas para que estes músicos aperfeiçoem, suas interpretações e amadureçam sua forma de atuar. No grupo são possíveis diversas formações, que buscam a facilidade e a novidade de montagem, já que todos estão dispostos a experimentar. Quando envolvidos em um projeto, os integrantes assumem responsabilidades individuais para que este funcione da melhor maneira possível. Isso contribui para que o aluno, enquanto artista, aprenda a promover sua arte, sem perder o foco na qualidade.

No elenco de “Retirantes” estão Andréa Grecco Bretherick, Bruce de Oliveira Silva, Carlos Francisco Stocco, Christine Cardozo de Oliveira, Estela de Morais Manfrinato, Gezez Augusto Teles, Ítalo Bracamonte Castañeda, Jasiel Greggio de Moraes, Lucas Mercadante, Luciana Campanha Pazzato, Matheus Morais, Murilo Pace Vernier dos Santos, Natalia Ortega, Paula Camacho Bucelli, Rafael Chieffi, Robson Barbosa Branco da Conceição, Rosa Lopes, Soraya Kato e Thiago Berto Correa. Há, ainda, participações especiais das alunas Adriana Uliambre, Alba Lessandra, Antonilde Rosa Pires, Danielle Domingos, Edmo Perandin , Julio Moura e Natália Domingues de Campos.

A apresentação é gratuita exclusivamente para grupos. As solicitações de reservas podem ser feitas pelo telefone 15 32058422.

SERVIÇO
GRUPO DE PERFORMANCE DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ
Espetáculo Didático "Retirantes”
Míriam Braga e Dalila Ribeiro, coordenação
31 de Maio – 10h e 14h
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
15 32058444

Nenhum comentário:

Postar um comentário