terça-feira, 4 de abril de 2023

Prefeitura planta 35 árvores na Arena Esportiva do Residencial Astória

A ação foi idealizada pelo Departamento de Meio Ambiente e viabilizada através da conversão de compensação ambiental que era de responsabilidade da empresa Hubbell do Brasil.

Árvores receberam grades protetoras feitas de madeira, com altura de 1,80m (Divulgação PMT-DI)


04/04/2023 | Nesta terça-feira (4/4), a Prefeitura de Tatuí, em parceria com a empresa Hubbell do Brasil, concluiu o plantio de 35 mudas de árvores na Arena Esportiva “Roberto Seikiti Kian” (Roberto da Copel), localizada no Residencial Astória. A ação foi idealizada pelo Departamento de Meio Ambiente e viabilizada através da conversão de compensação ambiental que era de responsabilidade da empresa Hubbell do Brasil.

O plantio contou com a participação dos alunos da EMEI “Célia Mendes da Silva Fiusa” e da EMEF “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”, do Residencial Astória, os quais receberam conscientização sobre a importância da arborização, por parte de integrantes do corpo técnico do Departamento de Meio Ambiente.

Para além da compensação, a empresa comprometida com ações socioambientais financiou ainda toda infraestrutura de proteção das mudas. As grades protetoras feitas de madeira, com altura de 1,80 metros, têm por objetivo coibir danos futuros, que poderão ser ocasionados às mudas devido à realização das atividades esportivas no local.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. A arborização urbana é um tema atual e de extrema importância, pois as árvores são capazes de fornecer inúmeros benefícios à cidade e seus habitantes. Elas ajudam a purificar o ar, reduzem a poluição sonora, diminuem a temperatura local, aumentam a umidade do ar, promovem a biodiversidade e embelezam o espaço urbano”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Paulo Sérgio de Almeida Martins.

A equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente explica que a presença de árvores em áreas urbanas pode contribuir também para a redução dos efeitos negativos das mudanças climáticas, como as enchentes e a erosão do solo, bem como proporcionar sombra e conforto térmico em dias quentes.

Além das mudas de árvores e das grades protetoras, a empresa Hubbell do Brasil ainda custeou toda parte de paisagismo ao redor das mudas, plantando flores e outras espécies para contribuir com uma maior ornamentação e embelezamento do espaço público.

“Ações como esta, onde o Poder Público, o Terceiro Setor e a população em geral trabalham juntos, são de extrema relevância para promover a conscientização da importância da arborização urbana e, cada vez mais, executar o plantio e a manutenção de árvores em espaços públicos e privados da cidade”, finalizou o secretário responsável pela Pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário