sexta-feira, 21 de abril de 2023

Roda de Choro do Conservatório de Tatuí convida Cleber Silveira

O acordeonista junta-se à roda, no Centro Cultural de Tatuí, e traz um repertório repleto de clássicos deste gênero musical

Foto: Divulgação


20/04/2023 | O Conservatório de Tatuí recebe nesta semana em que se comemora o Dia Nacional do Choro (23 de abril) o acordeonista Cleber Silveira como convidado especial da já tradicional Roda de Choro. O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 25 de abril, às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, com entrada gratuita. A apresentação é uma parceria do Conservatório de Tatuí com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Cria da antiga escola musical dos regionais de choro, o músico iniciou seus estudos aos 7 anos, seguindo a linha de grandes acordeonistas como Orlando Silveira, Caçulinha e Luiz Gonzaga. Desde muito jovem, começou a acompanhar cantores de renome como Inezita Barroso, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Roberto Luna, Claudette Soares, Marina de La Riva, Gabriel Sater, Yassir Chediak, Adriana Farias, As Galvão, Dona Inah, Craveiro e Cravinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Moacir Franco, Anaí Rosa, Paula Sanches, Carmen Queiroz, dentre outros.

Em 2012, premiado pelo PROAC no ciclo de homenagens ao centenário de Luiz Gonzaga, gravou o CD “O lado B do Lua”, ao lado do violonista 7 cordas Zé Barbeiro e do clarinetista Jotagê Alves, com choros, valsas e polcas compostos por Gonzagão entre 1941 e 1946; com o Regional Tupinambá, participou da elaboração do Song book de Gonzagão, lançado pela editora Choromusic.

Atualmente, está na pré-produção de seu primeiro disco. “Esse é projeto de alguns anos, com composições autorais. A ideia é passar pela minha trajetória e pelo que me formou como músico. Choro, Samba de gafieira, música sertaneja, bolero, tango, valsa, tem um pouco de cada coisa”, contou o músico. “É uma satisfação muito grande ter sido convidado para participar dessa roda de choro na semana tão importante para o gênero. Não é tão comum ter um acordeonista solista de choro, então, ter a oportunidade de me apresentar em uma das escolas mais importantes do Brasil, me enche de alegria”, completa.

SERVIÇO

Roda de Choro do Conservatório de Tatuí
Convidado: Cleber Silveira, acordeão
Professor responsável: Alexandre Bauab Júnior
Coordenação: Jotagê Alves
Data: 25 de abril de 2023, terça-feira
Horário: 17h
Local: Centro Cultural de Tatuí
Praça Martinho Guedes, 12, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí -- ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente -- é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário